Saaep celebra Dia da Árvore com o plantio de gliricídias na ETE Apoena

 Saaep celebra Dia da Árvore com o plantio de gliricídias na ETE Apoena

Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado anualmente em 21 de setembro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realizou o plantio de cem mudas de árvores da espécie gliricídias na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Apoena, nesta quarta-feira, 21.

A ação faz parte do plano de sustentabilidade da autarquia, que já realiza ações de segregação de recicláveis, recolhimento de óleo de cozinha usado e, também, do plantio de árvores frutíferas nas estações de tratamento de água.

A espécie plantada na ETE Apoena é bastante utilizada no reflorestamento de áreas degradadas, pois ajudam a fixar o nitrogênio na terra, aumentando o teor de matéria orgânica e os nutrientes nas áreas profundas do solo.

Durante a ação, realizada com os trabalhadores dos setores operacionais relacionados ao tratamento de esgoto, além do plantio, houve conscientização sobre a importância do cultivo e da preservação das árvores para o meio ambiente e para a sobrevivência dos recursos hídricos, uma vez que elas servem como cobertura para impedir o escoamento da água das chuvas e auxiliar na absorção da água pelo solo.

De acordo com o chefe de gabinete do Saaep Musa Nabih, a ETE do Apoena foi escolhida por ter uma grande área que precisava ser recuperada e, com o plantio dessa espécie, o solo estará sendo preparado naturalmente para receber a plantação de mudas frutíferas. “Outros benefícios que teremos nesta área, além dos fatores ambientais e climáticos, será o embelezamento do local, que se tornará mais agradável para os trabalhadores”, acrescenta.

A campanha de educação ambiental se estendeu aos servidores do prédio administrativo e aos usuários que vieram ao Saaep nesta quarta-feira, que puderam receber instruções sobre preservação de árvores e do meio ambiente.

Texto e fotos: Comunicação Saaep – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins