Judoca de Parauapebas Thiego Marques conquista medalha de prata no Grand Prix Nur-Sultan, no Cazaquistão

 Judoca de Parauapebas Thiego Marques conquista medalha de prata no Grand Prix Nur-Sultan, no Cazaquistão

A Seleção Brasileira de judô paralímpico foi destaque no Grand Prix de Nur-Sultan, no Cazaquistão, realizado no último domingo, 29. Os judocas brasileiros subiram ao pódio com todos os 12 judocas que participaram da competição, conquistando cinco medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. Entre eles está o atleta da cidade de Parauapebas, Thiego Marques, que faturou a medalha de prata e ajudou o Brasil a ficar em primeiro lugar no geral.

Foi uma longa viagem até o Cazaquistão. Foram longas lutas e uma das lutas com uma duração de nove minutos com o cara do Irã. Todas foram lutas de superação, mas consegui me sagrar como vice-campeão do Grand Prix de Nur-Sultan e colocar o Brasil no pódio”, disse o atleta Thiego Marques, que foi relevado no Projeto Judô Solidário desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Thiego conquistou a prata na categoria J2 até 60 kg, sendo a segunda medalha do judoca na temporada de 2022, já que no Grand Prix de Antalaya, na Turquia, o parauapebense faturou a medalha de bronze. A disputa no Cazaquistão foi o segundo dos três Grand Prix programados pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). O atleta vem pontuando bem no ranking mundial focado nos jogos de Paris 2024.

É uma honra poder representar a minha cidade, Parauapebas, o meu estado, Pará, e todos os nossos habitantes, que acreditam em nosso trabalho. Para mim é uma honra de poder trazer essa medalha de prata, essa conquista para a nossa cidade, estado e país. Para mim é incrível demais seguir pontuando e muito focado em Paris”, afirma Thiego Marques, que segue bem cotado para representar o país na França.

O próximo desafio de Thiego Marques na temporada com a Seleção Brasileira de judô paralímpico será o Grand Prix de São Paulo, programado para os dias 2 e 3 de julho. Atualmente, o atleta da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA), treina na Sociedade Esportiva Palmeiras, na capital paulista, e conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas.

Texto: Fábio Relvas – Fotos: Divulgação – Assessoria de Comunicação / PMP

Deo Martins