I Copa Municipal da Juventude será disputada por 48 times

 I Copa Municipal da Juventude será disputada por 48 times

Um congresso técnico sobre as regras em campo foi o pontapé dado pela Prefeitura de Parauapebas para o início da I Copa Municipal da Juventude organizado pela Secretaria da Juventude (Sejuv), com apoio das secretarias de Educação (Semed) e de Esporte e Lazer (Semel).

Realizado na noite de segunda-feira, 2, o congresso reuniu a equipe de coordenação do evento e representantes dos 48 times de futsal que irão se enfrentar a partir do dia 14 deste mês. São 32 equipes masculinas e 16, femininas.

A reunião técnica foi aberta pelo secretário municipal da Juventude, Yuri Sobieski, que detalha sobre um evento esportivo com objetivos que vão além da disputa em quadra. “A grande novidade da Copa da Juventude é que não ficaremos nas competições entre os polos. Serão realizadas também rodas de conversas de cunho social com os times, com temas que precisamos abordar constantemente com os nossos jovens e adolescentes”, diz o titular da Sejuv.

Serão quatro rodas de conversa, que irão começar na próxima segunda-feira, 9, e seguirão até dia 12, no Centro de Referência da Juventude, no Casas Populares II, sempre à noite.

Entre os assuntos, primeiro emprego, respeito à adversidade, direitos humanos, drogas e racismo. Depressão e ansiedade também estão na pauta do debate por serem os principais ingredientes para o suicídio.

Com essas rodas de conversas, vamos acrescentar mais função social ao evento além daquela que o esporte por si só já possibilita. Precisamos conversar sobre o suicídio entre a juventude, um problema que infelizmente ainda é gigante não só em nosso País, mas em todo o mundo”, pontua Yuri Sobieski. E com toda razão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil uma pessoa tira a vida a cada 46 minutos – são 12 mil vítimas, por ano. No mundo, um suicídio acontece a cada 40 segundos, ceifando a vida de 800 mil pessoas, por ano.

Além das rodas de conversa, será realizada uma palestra para os participantes da copa no dia 14, no auditório da prefeitura.

Polos da copa

A partir do dia 14 deste mês, os jogos da I Copa Municipal da Juventude serão realizados sempre aos finais de semana e em quatro polos da cidade: Praça da Juventude, no Popular II, e nas quadras das escolas Nelson Mandela (Tropical I), Chico Mendes (Cidade Nova) e Antônio Matos (Guanabara).

Os confrontos serão sempre aos sábados, das 14 às 22 horas. Apenas a final do torneio será no domingo, das 8 às 18 horas.

Texto: Hanny Amoras – Fotos: Renato Resende – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins