Hospital Regional do Sudeste do Pará destaca 5 alimentos que ajudam a combater o câncer de próstata

 Hospital Regional do Sudeste do Pará destaca 5 alimentos que ajudam a combater o câncer de próstata

No mês voltado para a prevenção ao câncer de próstata, com a campanha mundial Novembro Azul, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, destaca algumas atitudes simples que podem ajudar a combater a doença.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata por ano, o que corresponde a 29,2% dos tumores incidentes no sexo Masculino no Brasil.

Marina Milhomem, nutricionista da Pró-Saúde que atua no Regional, explica que para prevenir o câncer de próstata, o ideal é manter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como por exemplo, frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas.

Alimentos ricos em licopeno antioxidante, substâncias sulfurosas, ácidos fólicos, dentre outros nutrientes, melhoram o sistema imunológico, e trazem benefícios para combater o câncer de próstata“, ressalta.

A especialista ainda reforça que devem ser evitados alimentos como carnes processadas, salsicha, frios e embutidos em geral, biscoitos recheados, gelatina, pães industrializados e refrigerantes, alimentos que são pobres em nutrientes.

Uma dieta rica em gorduras de origem animal, produtos industrializados, açúcar e sal, enfraquecem o sistema imunológico, abrindo a porta para a diversas doenças, entre elas o câncer de próstata“, afirma.

Confira 5 dicas de alimentos da nutricionista do HRSP, que podem contribuir na prevenção ao câncer de próstata: 

1Alho e cebola: Tanto o alho quanto a cebola, possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas. Eles são ricos em compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres; 

2 – Tomate: Contêm o licopeno, substância antioxidante que está muito ligada à diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata; 

3 – Vegetais verde-escuros: Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, pois são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células; 

4 -Oleaginosas: Nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são ricos em selênio, mineral com ação antioxidante e que ajuda na renovação das células, também são ricos em vitamina E, nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico; 

5 – Chá verde: Auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata. 

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. A unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Campanha Novembro Azul

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país, está disponibilizando para download gratuito um e-book com orientações sobre como identificar e prevenir o câncer da próstata.

A ação faz parte da campanha Novembro Sempre Azul, em que a entidade busca conscientizar os homens para realizar o exame preventivo. De acordo com o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Além das orientações, o e-book contém respostas do médico urologista Cassiano Barbosa, diretor Técnico do Hospital Regional do Sudeste do Pará, sobre as principais dúvidas das pessoas em relação ao câncer de próstata.

O e-book foi desenvolvido para plataformas digitais, principalmente celulares e smartphones. A ideia é que as pessoas possam compartilhar o conteúdo com facilidade.

Para baixar o e-book Novembro Sempre Azul, basta acessar o site: www.prosaude.org.br

Ederson Oliveira – Pró Saúde

Deo Martins