Guarda Municipal de Parauapebas comemora 10 anos da lei de sua criação

 Guarda Municipal de Parauapebas comemora 10 anos da lei de sua criação

Para comemorar esse marco significativo, todo o efetivo de guardas municipais se reuniu para um café da manhã nesta segunda-feira, 20, na sede da instituição, situada na avenida B, no bairro Cidade Jardim.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Denis Assunção, destacou os avanços notáveis realizados durante esses 10 anos, como a aprovação do risco de morte em 100%, melhorias na frota de veículos e a obtenção de equipamentos de proteção individual. Além disso, ele ressaltou a mudança para um novo prédio, a aquisição do destemido cão “Rambo” e o sucesso da implementação da Patrulha Maria da Penha em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará, juntamente com cursos de capacitação e treinamentos, bem como o recebimento de coletes balísticos e novos veículos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

 

Denis enfatizou o compromisso contínuo com a segurança, mencionando o início do processo de armamento institucional da Guarda Municipal e a criação de um decreto regulamentando seu uso. Ele também destacou um convênio com a Polícia Federal para a autorização do uso de armas de fogo, especificamente parabenizando a GMP como “a melhor Guarda do Brasil”.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Daniel Leyser, são vários os avanços ao longo destes 10 anos e há expectativa para que a guarda avance ainda mais. “Estamos escrevendo uma história de sucesso, marcada por uma década de serviço exemplar à comunidade. A Guarda está sempre à disposição da sociedade, 24 horas por dia, e pode ser contatada pelo Centro de Controle e Operações (CCO), no telefone (94) 992780431, em prol da segurança cidadã”, afirma.

Tenho orgulho de fazer parte desta instituição e fico feliz de ver todos vocês reunidos aqui para celebrar esse momento”, disse o subcomandante Flávio Rodrigues.

Atualmente, 127 guardas municipais desempenham papéis cruciais, como a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), o Grupamento Comunitário Escolar (GCE), a Patrulha Maria da Penha e o Centro de Controle e Operações (CCO), além de oferecer apoio a outros órgãos de segurança no município.

Texto: Sara Nascimento – Fotos: Leila Silva – Assessoria de Comunicação | PMP

Deo Martins