Estudantes de Parauapebas disputam etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses

 Estudantes de Parauapebas disputam etapa regional dos Jogos Estudantis Paraenses

Tucuruí foi a cidade sede da festa do esporte estudantil estadual com a disputa dos Jogos Estudantis Paraenses (Jeps). Centenas de estudantes das cidades de Parauapebas, Abaetetuba, Acará, Breu Branco, Igarapé-Miri, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Mocajuba, Moju e Tucuruí participaram do evento nos dias 19 e 21 de agosto.  Os competidores disputaram nas modalidades futsal, futebol de campo, vôlei, vôlei de areia, handebol e basquete, nas categorias A e B, feminino e masculino.

Para a coordenadora geral dos JEPS, Ana Cláudia Neves o evento valoriza o esporte estudantil.  “O evento tem grande importância para a valorização do esporte estudantil como veículo de transformação social, como fator de integração entre os alunos, além de valorizar os professores de educação física de todo estado”, destaca a coordenadora.

Em 2022, houve aumento do número de etapas regionais para ampliar a participação das cidades do interior do estado na competição.  “Ampliamos a participação, concedendo assim mais oportunidades para que esses alunos e professores cheguem à disputa de vagas para o Super Jeps, competição estadual, e disputem também a competição nacional”, ressaltou.  

As 21 equipes de Parauapebas classificadas na etapa anterior do torneio, foram a Tucuruí e fizeram bonito na competição, disputando finais em diversas modalidades e classificando 4 times para o campeonato estadual, o Super Jeps.

Conquistando o título pela quinta vez, Gentil Eduardo, professor do time de handebol da Escola Municipal Fernando Pessoa, campeões no masculino categoria A, comenta sobre sua alegria com o resultado na competição. “Primeiramente gostaria de agradecer Secretaria de Educação e toda equipe técnica, pelo apoio e oportunidade de estarmos participando mais uma vez dos jogos. Nossos alunos estão de parabéns, se dedicaram, trabalharam duro e a vitória veio”, comentou o professor.

Atleta da equipe campeã, Davi Silva comemorou a conquista do título. “O time se preparou muito e conseguimos vencer. Estamos muito felizes com a vitória! Agora é continuar o trabalho para sermos campeões no Super Jeps e conquistarmos uma vaga na competição nacional”, comemorou o estudante.

Os Super Jeps, etapa final dos jogos estaduais, acontecerão no mês de outubro em Belém.

Confira a lista das equipes de Parauapebas que seguem na competição:

Futebol de Campo – Masculino/ Categoria A

Escola Jean Piaget e Escola Antônio Matos Filhos

Handebol – Masculino/ Categoria A

Escola Fernando Pessoa

Basquete – Masculino/ Categoria A

Escola Fernando Pessoa

 

Texto: Natália Brito – Semed – Texto Natália Brito/ Semed e Eliseu Dias – Ascom/Seduc

Deo Martins