Esporte e lazer foram pautas dos debates parlamentares nesta terça-feira

 Esporte e lazer foram pautas dos debates parlamentares nesta terça-feira

Na sessão ordinária ocorrida na manhã desta terça-feira (31), os vereadores apresentaram cinco pedidos de melhorias nos espaços de esporte e lazer do município.

A construção de praça com parquinho infantil, academia de ginástica ao ar livre e de quadra de esporte no Bairro Parque dos Carajás foi solicitada pelo vereador Elvis Silva, conhecido como “Zé do Bode” (MDB), na Indicação nº 241/2022.

Conforme contou o vereador, o Bairro Parque dos Carajás ainda não possui uma praça com parquinho infantil, quadra de esporte para lazer e academia de ginástica ao ar livre para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Já a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) requisitou ao Poder Executivo a construção de uma praça com academia popular, brinquedos e área gourmet no Bairro Nova Carajás, por meio da Indicação nº 240/2022.

O pedido da legisladora contempla a comunidade das casinhas, parte localizada no final do Bairro Nova Carajás. Raianny destacou que a praça trará inúmeros benefícios, dentre eles a contribuição na qualidade de vida dos moradores da área, pois a prática de atividade física é essencial, além dos benefícios às famílias com o espaço para convivências sociais.

A realização de estudo de viabilidade de reforma e melhoria da quadra de esportes Devanir Martins foi requisitada na Indicação nº 238/2022 pelo vereador Zacarias Marques (PP).

A quadra, que se localiza no Bairro Rio Verde, encontra-se em péssimo estado de conservação, impossibilitando que seja utilizada pela população da região. O vereador revelou que as paredes se encontram com sérios problemas estruturais, pintura original desgastada e pichada em grande parte; e nos bancos já se desgastou parte do revestimento de cimento e os desníveis decorrentes disto podem ferir adultos ou crianças que ali se sentam.

Assim, a revitalização da quadra tornará possível que crianças e adultos se utilizem do espaço para prática de esportes, o que, além de promover melhoria na qualidade de vida e saúde, preenche o cotidiano de jovens e crianças e os mantém afastados da vulnerabilidade que estão sujeitos nas ruas.

Por sua vez, o vereador Léo Márcio (Pros) apresentou duas indicações. O primeiro pedido do parlamentar foi a construção de calçadas padronizadas no Bairro Caetanópolis, no Complexo VS-10 e no Bairro Nova Vida.

Na Indicação nº 235/2022, Léo Márcio explicou que buracos e desníveis das calçadas estão entre os principais obstáculos encontrados para quem busca um caminhar seguro. Por isso, a padronização das calçadas é uma solução para o problema, pois promoverá acessibilidade, comodidade e segurança para todos os pedestres, especialmente aos cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças.

Na Indicação nº 234/2022, o vereador Léo Márcio pediu à prefeitura que crie um Complexo Cultural de Tradições Nordestinas. O parlamentar ressaltou que Parauapebas é uma cidade com forte cultura nordestina que trouxe para o município as festas juninas, o forró, o vatapá, a tapioca, o cuscuz, a panelada, bem como a alegria e os sorrisos de um povo feliz, enérgico e trabalhador.

Assim, muito enriquecerá e enobrecerá Parauapebas a instalação desse Complexo de Tradições Nordestinas, munido com espaço para músicas, culinária, artesanatos típicos, bem como espaços para reunião, área de lazer com brinquedoteca para crianças, shows, quiosques para vendas de comidas e espaços para a prática de esportes.

Após as apresentações, as indicações foram submetidas à votação parlamentar. Diante da relevância dos pedidos, todas foram aprovadas e serão enviadas ao Poder Executivo para análise e possível implementação.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida (AscomLeg 2022)

Deo Martins