Em Canaã dos Carajás munições são apreendidas durante investigação por peculato

 Em Canaã dos Carajás munições são apreendidas durante investigação por peculato

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou, nesta quarta-feira (5), a Operação “Espectro”, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará.

As investigações policiais apuram indícios de esquema criminoso ocorrido nos anos de 2017 e 2018. O esquema envolvia o cadastramento indevido de pessoas, sem que elas soubessem, como servidoras públicas da Câmara de Vereadores de Canaã dos Carajás. O pagamento era realizado em nomes dos “funcionários fantasmas”, com repasse do benefício para terceiros, configurando, assim, crime de peculato.

Uma das vítimas, trabalhadora rural, teve seu Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é conferido a pessoas idosas em situação de impossibilidade de participar de forma plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, bloqueado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em razão do suposto recebimento de salários no valor de R$ 7 mil mensais, pago pela Câmara dos Vereadores.

No momento da busca na residência de um dos suspeitos, a equipe policial encontrou 12 munições de arma de fogo, do tipo pistola, sem a devida autorização para a posse, motivo pelo qual o suspeito foi conduzido à Delegacia para lavratura de prisão em flagrante pela posse ilegal da munição.

As investigações prosseguem com o objetivo de levantar outras informações e identificar os envolvidos no esquema.

Ascom/Polícia Civil

Deo Martins