Deputados estaduais e primeiro vice-prefeito de Parauapebas receberão título de Cidadão Honorário

 Deputados estaduais e primeiro vice-prefeito de Parauapebas receberão título de Cidadão Honorário

Foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (18), três Projetos de Decretos Legislativos (PDL) que concedem títulos de “Cidadão Honorário” para os deputados estaduais Carlos Bordalo (PT) e Ivanaldo Braz (PDT), de autoria de Israel Miquinha (PT), e para o primeiro vice-prefeito do município, Renato Araújo, de autoria de Leandro do Chiquito (Pros).

As proposições foram analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitiu pareceres favoráveis as três. As matérias foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares presentes em plenário e logo seguiram para as devidas providências da Mesa Diretora. As homenagens serão entregues em sessão solene, em data a ser definida posteriormente pela Casa de Leis.

Confira a biografia dos homenageados:

Carlos Bordalo

Foi por meio do PDL nº 6/2023, que Miquinha propôs a concessão do título de Cidadão Honorário para o Carlos Bordalo.

Educador Popular, nascido na região do Marajó e criado no município de Curralinho (PA), o deputado Bordalo começou sua trajetória política no bairro da Sacramenta, em Belém, na Pastoral da Juventude da Paróquia de São Sebastião. Trabalhou desenvolvendo ações para o crescimento da Agricultura Familiar, apoiando e fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadores Rurais. Tendo inclusive, destinado diversas Emendas Parlamentares para a agricultura familiar de Parauapebas. Na capital, Belém, ajudou também na organização de trabalhadores de várias categorias, o que resultou no surgimento de sindicatos fortes e combativos como o dos rodoviários e o da construção civil.

O parlamentar está em seu quinto mandato com uma forte atuação na luta pela garantia de direitos e na construção de políticas públicas e programas para combater a desigualdade social. Bordalo foi secretário de Economia da Prefeitura de Belém (1997-2004) e no legislativo, é autor de mais de 100 leis estaduais, inclusive voltadas para inclusão e igualdade racial. Sua trajetória política tem como base a formação cristã e a Teologia da Libertação, presentes em sua atuação na Assembleia Legislativa, onde preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

Ivanaldo Braz

A concessão do título de “Cidadão Honorário de Parauapebas” foi proposta também por Miquinha, por meio do PDL nº 7/2023, para o deputado estadual Ivanaldo Braz Silva Simplício (PDT).

Nascido em 5 de janeiro de 1977, na cidade de Presidente Dutra (MA), Braz chegou a Parauapebas na década de 90. Como milhares de migrantes, veio para o município em busca de melhores condições de vida. Filho de agricultores e casado com Maquivalda Aguiar Barros, trabalhou como servidor público na Câmara Municipal e na Prefeitura de Parauapebas, além ter atuado como operador de máquinas pesadas na mina de ferro de Carajás.

Braz iniciou seu envolvimento com a política trabalhando com o vereador Riba do Gelado, posteriormente trabalhou com seu primo Adelson Fernandes, que foi vereador por duas legislaturas.

Em 2012, Braz lançou candidatura própria a vereador e saiu vitorioso com 1.500 votos. No ano de 2016, foi reeleito com 2.893 votos. Nas últimas eleições municipais, Braz foi reconduzido pela terceira vez à Câmara Municipal, sendo o vereador mais votado da história de Parauapebas e o mais votado na região sul e sudeste do Pará. Em seus mandatos, foi também presidente da Câmara por duas vezes. Ainda como vereador, pleiteou uma vaga a Assembleia Legislativa do Pará e foi eleito com 65.495 votos para o cargo.

Renato Araújo

Por fim, no PDL nº 9/2023, Leandro do Chiquito propôs o título de “Cidadão Honorário de Parauapebas“ para Renato Sousa Araújo.

Popularmente conhecido como “Renatinho”, o homenageado é casado e pai de um casal de filhos. No ano de 1985, mudou-se para a região que viria a ser Parauapebas. Aqui trabalhou como montador de torre de linha de transmissão, encarregado de montagem, gerente de lojas e supermercados, taxista, diretor de transporte e comerciante.

Com anseio de melhoria e crescimento da cidade, iniciou sua vida política, sendo por indicação popular eleito presidente do partido PSB. Em seguida, foi eleito o 1º Vice- prefeito de Parauapebas, em 1988, e chegou a assumir a prefeitura de Parauapebas durante o afastamento do prefeito eleito a época, Faisal Salmen. Fato este que o constituiu legalmente como o 2º prefeito do município.

Dentre suas contribuições para o município constam: participação efetiva no processo de conquista dos Royalties; apoiou e deu efetividade ao projeto da Rua Sol Poente; apoiou a distribuição de lotes que deram origem ao Bairro Maranhão; sinalizou e viabilizou a construção da ponte sobre o Rio Parauapebas; fundou a Unidade Básica de Saúde do Bairro Rio Verde, bem como da Rua Fortaleza, além de ter contribuído com o processo de emancipação do município.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023

Deo Martins