Cerca de 750 moradores de Parauapebas participam do mutirão de consultas oftalmológicas

 Cerca de 750 moradores de Parauapebas participam do mutirão de consultas oftalmológicas

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) e o Centro de Olhos de Parauapebas (COP) estão realizando, entre os dias 20, 21 e 22 de julho, atendimento oftalmológico para 750 pacientes que já haviam agendado suas consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Caso seja detectada a necessidade de cirurgias de catarata e pterígio, o morador terá pedido agendado.

Uma das primeiras pacientes do mutirão foi senhora Francisca Pereira, que expressou sua alegria e contentamento. “Estou muito feliz, e mesmo com minha idade, 83 anos, ainda tenho muito para viver e preciso buscar recursos para enxergar melhor. Tenho certeza que este atendimento vai me proporcionar isso”, finalizou a idosa.

Dados divulgados no início deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo, sendo que deste total, um bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como erros de refração não corrigidos ou catarata.

Camila Xavier, oftalmologista da Cop, sabe muito bem disso e reforça que os pacientes devem buscar informações nos lugares corretos, ou seja, as UBS. Com essa parceria será possível proporcionar mais qualidade de vida para a população. “É uma ação que gera alegria, sorrisos. Não tem nada que me deixa mais feliz do que ver um paciente enxergando bem, vendo as belezas que o mundo oferece”, comemora a médica.

De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, esse é um passo importante para trazer qualidade de vida a essas pessoas. “Devido a pandemia, enfrentamos inúmeras dificuldades para a realização destes atendimentos e cirurgias, mas nunca deixamos de lado. Muito me alegro ao ver essa quantidade de pessoas sendo atendidas e tendo a oportunidade de receber seus diagnósticos, de enxergar melhor. Em minhas inúmeras conversas com o prefeito Darci Lermen, ele sempre deixa claro que temos que ser exemplo de saúde humanizada e de qualidade. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, finalizou o gestor.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins