Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está com inscrições abertas para oficina de circo

Neste mês de junho tem programação circense na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás com o Coletivo “O Circo Tá na Rua”. De 25 a 28 de junho, a oficina corpo e memória beneficiará o público da Associação Canaense de Esportes Radicais, no horário das 8h às 12h, e contemplará todas as pessoas da comunidade interessadas em participar no horário das 19h às 22h. É mais uma iniciativa apoiada pelo Instituto Cultural Vale.
Diretamente de São Luís/MA, o Coletivo “O Circo tá na Rua” tem como objetivo explorar a relação entre o corpo, a memória e o espaço a partir do ensino das artes circenses, propondo atividades que explorem esses conceitos de forma lúdica e participativa, levando em consideração a faixa etária das crianças.
Com uso das técnicas circenses aliadas às brincadeiras infantis antigas, a oficina promove uma imersão no universo do circo e resgata memórias de uma infância marcada pela diversão analógica. As crianças aprenderão o jogo do malabarismo e o equilibrismo em pernas de lata, descobrindo que há diversas maneiras de aproveitar os espaços disponíveis para brincar.
Sobre o Coletivo
O Coletivo “O Circo Tá na Rua” é um grupo de ocupação que há 10 anos oferece formação em artes circenses a céu aberto, de forma pública e gratuita, nas noites de segunda-feira no bairro da Praia Grande, em São Luís. Lá, a população tem acesso as mais variadas técnicas e instrumentos necessários para o aprendizado do circo, experimentando o universo do malabarismo, acrobacias e equilibrismo.
De forma independente, o coletivo desponta como referência na oferta de serviços artísticos especializado nas artes circenses, por meio de espetáculos, oficinas, recepções, pintura facial, maquiagem artística e recreação circense, inserindo novos artistas no mercado cultural e fortalecendo a valorização do circo. A oficina busca, de fato, resgatar o brincar.
Jessica Borges