Campanha Outubro Verde combate sífilis e sífilis congênita

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita (3º sábado de outubro), a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta sexta-feira, (15), no complexo da Secretaria Municipal de Obras (Semob), realizou a abertura da campanha Outubro Verde, que traz como principal objetivo, conscientizar e orientar a população para detecção precoce e tratamento adequado da doença.

Durante a ação, os servidores públicos e profissionais contratados de empresas terceirizadas, puderam realizar testes rápidos de síflis, HIV/Aids e hepatite, além de receberem preservativos e orientações sobre o uso correto, com a finalidade de aumentar a adesão ao uso e esclarecer que eles são ainda a melhor opção para prevenir as IST´s como Aids, Hepatites Virais e Sífilis.

Ao longo desse mês as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão diversas atividades educativas de saúde. A programação será em datas e horários diferenciados em cada unidade, que contará com palestras, rodas de conversa e testes rápidos, com o objetivo de promover o diagnóstico e detecção da doença de forma mais ágil.

A programação nas unidades visa também orientar e informar sobre as formas de contaminação e tratamentos na rede municipal de saúde.

Dados Boletim Epidemiológico – O Boletim Epidemiológico da Sífilis, elaborado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou que em Parauapebas, no ano de 2020, foram notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 94 casos de Sífilis adquirida, já no ano de 2021 até o mês de agosto foram notificados 82 casos de sífilis em residentes de Parauapebas.

O diagnóstico e o tratamento da Sífilis adquirida e Sífilis congênita podem ser feitos gratuitamente em todas as UBS e também no centro de testagem e aconselhamento (CTA), localizado na rua P, nº 38, bairro União.

Texto: Nívea Lima – Fotos: Elienai Araújo

Deo Martins