Câmara vai homenagear quatro personalidades do município

 Câmara vai homenagear quatro personalidades do município

Na manhã desta terça-feira (16), durante os debates parlamentares, os vereadores aprovaram quatro proposições para homenagear quatro personalidades que desenvolveram trabalhos relevantes para o município de Parauapebas. As senhoras Rejane de Aquino Dias Braga e Benilda Ferreira de Souza e os senhores Botxiê Xikrin e João José Trindade receberam a aprovação da Casa Legislativa e serão homenageados em sessão solene com data a ser definida pela Mesa Diretora da Câmara.

Rejane de Aquino Dias Braga

O Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2023, que concede a Comenda Municipal do Mérito Milton Martins a Rejane de Aquino Dias Braga, foi proposto pela vereadora Eliene Soares (MDB).
Rejane de Aquino foi professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins e professora na Universidade Estadual do Tocantins. Foi aprovada e admitida no concurso público do Ministério da Educação e Cultura como professora assistente, tornando-se presidente da Comissão de Projeto Político Pedagógico da instituição. Em 2004, integrou a direção e administração da Universidade Federal do Tocantins.

Em 2010, passou a integrar projetos de qualificação profissional em nível de pós-graduação no Instituto de Ensino Superior Paulo Freire, atuando como docente e coordenadora pedagógica nos estados do Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Pará. A partir do ano de 2010, sob sua presidência, foi dado início ao projeto de fundação da FADESA – Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, na qual ocupa atualmente a função de Diretora Presidente.

Botxiê Xikrin

O Projeto de Decreto Legislativo n° 17/2023, que concede o Título de Cidadão Honorário a Botxiê Xikrin foi proposto pelo vereador Anderson Moratório (PDT).
Conforme contou o vereador Anderson, Botxiê Xikrin foi o primeiro habitante de Parauapebas, nascido 03/05/1929 e filho do grande cacique Bep Karoti Xikrin e de Nhok Kru Xikrin. Foi cacique da primeira aldeia criada, chamada aldeia Kateté. Também foi cacique e fundador da aldeia Djudjêkô. Botxiê lutou contra os grileiros e fazendeiros que ameaçavam seu território. Devido sua intenção de garantir a defesa dos direitos e interesses do povo Xikrin, tornou-se cacique geral de todo povo indígena Xikrin.

Benilda Ferreira de Souza

Por sua vez, o vereador Elias Ferreira de Almeida Filho (PTB) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 18/2023, que concede o Título de Cidadã Honorária a Benilda Ferreira de Souza.
Licenciada plena em letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em currículo e avaliação da educação básica pela Universidade Do Estado Do Pará (UEPA), a professora fez o curso de extensão em música pela UFPE e atualmente cursa biomedicina.

Chegou em Parauapebas em março de 1990, quando foi contratada como técnica na área de língua portuguesa pela Secretaria Municipal de Educação. A professora passou a ser servidora efetiva em 1998, quando foi aprovada no concurso municipal. Durante a trajetória profissional em Parauapebas, esteve como coordenadora pela Escola Municipal Chico Mendes II, diretora pela Escola Municipal Paulo Fonteles de Lima, além de ser vice-diretora pela Escola Municipal Cecília Meireles. Como compositora, compôs várias canções religiosas e o hino de Parauapebas.

João José Trindade

Por fim, o vereador Anderson Moratório apresentou o Projeto de Decreto Legislativo n° 19/2023, concedendo o Título de Cidadão Honorário a João José Trindade, popularmente conhecido como João do Verdurão.

João do Verdurão tornou-se empreendedor há 18 anos com o Supermercado Verdurão, que hoje emprega mais de quatrocentas pessoas em suas treze lojas, localizadas em Parauapebas, Marabá e Canaã dos Carajás. Assim, há muitos anos têm contribuído, tanto na arrecadação de tributos municipais, estaduais e federais, como também por meio da alta contratação de mão de obra local, gerando diversos empregos formais, bem como auxiliando várias famílias da periferia, que também são contempladas pelos projetos sociais realizados por ele. Em 2020, se candidatou nas eleições municipais e foi eleito vice-prefeito com 57.384 votos.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Eienai Araújo (AscomLeg 2023)  

Deo Martins