I Semana do Meio Ambiente do IFPA traz vasta programação

 I Semana do Meio Ambiente do IFPA traz vasta programação

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza a I Semana do Meio Ambiente, que traz o tema “Meio Ambiente e Práticas Sustentáveis” e uma vasta programação com atividades que visam estimular atitudes conscientes na comunidade acadêmica e sociedade em geral. O evento será realizado nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9). As inscrições serão realizadas no local.
Durante o evento, que tem início às 8h e é aberto ao público, será promovido o debate “Biodiversidade e Inovações”, que visa apresentar pontos de conexão entre a ciência, tecnologia e meio ambiente. A palestra será realizada pelo professor Acácio Pacheco, do campus Marabá Industrial do IFPA. Simultaneamente, às 10h30, na sala 7, ocorre a palestra “A importância dos parques zoobotânicos para a educação ambiental”, realizada pelo Parque Zoobotânico da Floresta Nacional de Carajás.
Na sala 8, também às 10h30, o professor Ricardo Alex, do campus Parauapebas, ministrará a palestra intitulada “Fibras Naturais em uso sem industrial”. E na sala 9, o professor Helio Bentzer e o aluno Ariel Kafer apresentarão o “Barco Ecológico”.
A programação segue, ainda, na parte da tarde da quarta-feira e durante a quinta-feira (9), pela manhã e tarde com debates, palestras, oficinas e exibição de filmes com trazem o meio ambiente como temática.
De acordo com o coordenador da I Semana do Meio Ambiente, professor Pedro Paulo dos Santos, a proposta do evento abordar o tema de modo a incentivar a preservação do meio ambiente. “Devemos ser conscientes que nossas ações, positivas ou negativas, têm impacto direto no meio ambiente e afetam a todos, então, precisamos pensar atitudes sustentáveis a fim de alinharmos nossas posturas à preservação dos recursos naturais”, disse Pedro Paulo dos Santos.
Na avaliação do diretor-geral do campus Parauapebas, Rubens Chaves, “discutir este tema é muito relevantes para toda sociedade, pois devemos repensar nossas ações individuais e coletivas, praticando consumo consciente no dia-a-dia com o intuito de minimizar os impactos da nossa sociedade sobre as futuras gerações”.
O encerramento da I Semana do Meio Ambiente do IFPA ocorrerá no sábado (10) com a realização do “Arraiá do IFPA”, na área de vivência do campus, a partir das 19h, com apresentação de danças regionais, comidas típicas e brincadeiras. Também haverá a apresentação da quadrilha formada pelos alunos do Ensino Médio Integrado, sob a coordenação da professora de Artes, Márcia Barroso.
A I Semana de Meio Ambiente do campus Parauapebas será realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parque Botânico da Vale, Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (CEAP).
5 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma jornada para todas as pessoas em todas partes do mundo. Desde que foi instituído, em 1972, os cidadãos de todo o planeta organizaram eventos relacionados ao Meio Ambiente.
O evento foi um marco e sua Declaração final contém 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental para nossos tempos. Ao abordar a necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, o Manifesto estabeleceu as bases para a nova agenda ambiental do Sistema das Nações Unidas.
Este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente traz o tema “Conectando as pessoas à natureza” e será comemorado mundo afora com mais de 1 mil eventos. Com o slogan “Estou Com a Natureza”, a ideia central é impulsionar os esforços para a conservação do meio ambiente, transformando ações individuais em uma força coletiva que tenha um verdadeiro e duradouro legado de impacto positivo para o planeta.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA PRIMEIRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IFPA

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *