História de Parauapebas mexe com imaginação de estudantes

 História de Parauapebas mexe com imaginação de estudantes

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Primavera tiveram uma ótima surpresa nesta sexta-feira, 2, quando encontraram logo no hall de entrada da unidade educacional uma galeria de fotografias que retratam parte da história de Parauapebas. Trata-se da exposição itinerante “História da Nossa Gente”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) para marcar o aniversário de 29 anos do município.
As 42 imagens que retratam fragmentos da história de Parauapebas desde a sua emancipação chamaram atenção de alunos, funcionários e comunidade. Os olhares curiosos e atentos despertaram os mais diversos sentimentos nos apreciadores, numa volta ao passado: surpresa, nostalgia, encantamento, satisfação.
Para a aluna do 4º ano Jeniffer Kate Marques da Silva, 8 anos, a exposição provoca um misto de vários sentimentos, dentre os quais a surpresa: “Nunca imaginei que a minha cidade fosse desse jeito. Ela era pequena, as ruas eram de terra e as casas de madeira. Hoje a cidade está muito diferente: é grande e bonita”, descreveu a estudante, apontando para a foto da vista panorâmica do Rio Verde no início dos anos 80.
A professora da turminha de 4º ano, Celeste Conceição Avis da Silva, informou que já havia trabalhado com seus alunos sobre a história do município e que a mostra só veio ampliar o conhecimento deles.
“Meus alunos são muito jovens. Eles não vivenciaram essa parte de nossa história, mas é necessário que conheçam o passado do lugar onde vivem. A exposição só veio somar as informações que já haviam sido passadas para eles. Ao observarmos as fotos é possível fazer um comparativo do antes e do agora e perceber a evolução do município”, relatou a educadora, comentando que chegou na cidade em 1985 e que as imagens lhes trazem boas lembranças.
VISITA A OUTRAS ESCOLAS
A exposição apresenta imagens de fatos como o primeiro aniversário da cidade, a feira do Rio Verde, o cinema, a inauguração da estrada de Ferro Carajás. A mostra já passou pela Câmara Municipal, o Partage Shopping, e agora contemplará mais quatro escolas: João Prudêncio de Brito, nos dias 5 e 6; Chico Mendes, dia 8; Cora Coralina, dia 9; e por último Cecília Meireles, nos dias 12 e 13.
Texto e fotos: Messania Cardoso

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *