Fotógrafo de Parauapebas é selecionado para exposição internacional no Irã

 Fotógrafo de Parauapebas é selecionado para exposição internacional no Irã
A foto escolhida foi a de um índio Xikrin, produzida em 2014, em uma das muitas visitas feitas por Anderson às aldeias que fazem parte do município de Parauapebas

O coletivo de fotografia Everyday Brasil acaba de selecionar uma foto produzida por Anderson Souza, fotógrafo de Parauapebas, para uma exposição que ocorre entre os dias 23 e 26 de maio, na cidade de Golshahr, no Irã. As imagens ficarão expostas na Andishe Gallery – Afghanistan House Art.
Anderson Souza não esconde a empolgação com a primeira participação em uma exposição internacional. “Fiquei muito feliz por ter sido selecionado. Eu faço o que gosto, mas não imaginava a proporção que isso ia tomar. É enriquecedor para o meu trabalho e para meu portfólio”, comemora o fotógrafo que além da fotografia documental, desenvolve trabalhos institucionais para empresas como Vale, Avanco, Júlio Simões Logística, prefeituras e agências de publicidade do estado.
De acordo com Ivana Debértolis, representante da Everyday Brasil, a exposição terá fotógrafos do Irã e do Brasil, porém Anderson é o único representante paraense na lista. A foto escolhida foi a de um índio Xikrin, produzida em 2014, em uma das muitas visitas feitas por Anderson às aldeias que fazem parte do município de Parauapebas. Em fevereiro deste ano, a exposição “Povo Xikrin do Cateté”, que ocorreu na galeria do Partage Shopping, reuniu outras imagens do povo indígena.
Fundada em 2014, a Everyday Brasil é um coletivo de fotógrafos que compartilham imagens do cotidiano no país. Um dos objetivos do grupo é fornecer um contexto mais profundo do que a mídia permite e transcender os estereótipos reproduzidos diariamente. O projeto que conta com fotógrafos brasileiros (e os que vivem há anos no país), possui mais de 16 mil seguidores no Instagram e já foi destaque nos principais meios de comunicação do mundo.
Texto: Anderson George – Foto: Anderson Souza

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *