Estados brasileiros são retratados em desfile cívico

 Estados brasileiros são retratados em desfile cívico

O desfile cívico de 7 de setembro trouxe à tona a diversidade brasileira existente em cada Estado, distintamente. “Esta foi uma forma de retratar nossa gente, pois Curionópolis é feita por pessoas de todos os entes federativos, tendo como resultado uma cultura mista”, explica Leda Bitencourt, Secretária Municipal de Educação de Curionópolis.
O ato cívico, ocorrido na noite de ontem, quinta-feira, teve a participação das escolas municipais de Curionópolis e estaduais; além de duas particulares; cada uma com a temática de um ou mais Estados. Todas as unidades escolares exploraram as riquezas de cada Estado: culinária, lenda, costumes, riquezas, personalidades e história de se povo, ilustrada por faixas, figuração e maquetes.
As Escolas Municipais de Ensino Infantil (creches): Cantinho do Saber – Minas Gerais; Ruth Monteiro – Pernambuco; e Criança Viva – São Paulo.
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental: São Sebastião – Maranhão e Piauí; José Rodrigues – Amazonas; Santos Dumont – Bahia; Juscelino Kubistchek – Rio de Janeiro e Espírito Santo; Nossa Senhora das Graças – Tocantins; São Benedito – Goiás, Brasília e DF; e as escolas da zona Rural (Domingos Martins, Castelo Branco e Bom Jesus) – Ceará.
As Escolas Estaduais Ensino Médio: Tancredo de Almeida Neves – Paraná e Santa Catarina; Governador Almir Gabriel = Rio Grande do Sul.
As escolas particulares: Colégio Betel Brasileiro – Paraíba; Adventista Maranatah –Mato Grosso e Mato Gross do Sul.
À frente, a banda marcial deu o compasso com belíssima apresentação, tendo a aprovação do prefeito Adonei Aguiar, que, no camarote, acompanhado de outros servidores públicos, entre eles, secretários municipais e vereadores, fez breve discurso no qual falou de seu empenho para melhorar a educação municipal tendo substituído todas as carteiras escolares por novas e mais adequadas, melhorado a merenda escolar e cumprido as obrigações salariais com os servidores. “Tanto os estudantes quanto os servidores podem esperar muito mais, pois nosso objetivo é investir cada vez mais para em um futuro próximo ter um município melhor, construído com a força de um povo capacitado e só através da educação temos esta possibilidade”, enfatizou Adonei, no ato ocorrido na Rodovia PA 275, via que corta a cidade.
Texto: Francesco Costa; com fotos de Anderson Souza – ASCOM/PMC

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *