Escola Carlos Henrique recebe peça teatral “Palita no Trapézio”
Cheia de encantamento e com muitas gargalhadas. Foi assim a manhã desta quarta-feira (15) dos pequenos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Henrique. Agraciados com a peça circo-teatro “Palita no Trapézio”, da Companhia de teatro MiraMundos de São Luís, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deixaram se envolver pelo mundo mágico das artes e tiveram uma manhã lúdica e divertida.
“Foi tudo muito lindo. Eles falam coisas engraçadas. Quase morri de rir”. Foi com essas palavras que Tiago Araújo, de apenas 6 anos de idade, descreveu a apresentação. Ele, assim como todo o público presente, inclusive os adultos, ficou atento do início ao fim do espetáculo; não perdeu nada, e ainda teve uma participação especial. “A moça precisava de alguém para ajudar. Eu me ofereci e fui chamado de forte quando mostrei o meu braço para ela”, contou, orgulhoso.
O espetáculo “Palita no Trapézio” faz parte do projeto “O Circo nos Trilhos: do Maranhão ao Pará na Rota do Trem”, e tem levado apresentações e oficinas para cidades que fazem parte da rota do trem nos dois Estados. “Já passamos pelas cidades de Santa Inês, Açailândia e Marabá. Depois de Parauapebas ainda iremos a Belém e encerraremos em São Luís”, informa a coordenadora da companhia, Michelle Cabral.
A ideia da companhia era passar por todas as comunidades que fazem parte da rota Pará-Maranhão, sobretudo as mais distantes. “Como são mais de 30 municípios não foi possível. Então, conseguimos patrocínio da Funart para fazer essas cinco”, diz Michelle, acrescentando que o objetivo do projeto “é levar a nossa arte até as comunidades impactadas pela estrada de ferro. É fazer essa troca de conhecimento com as comunidades que têm teatro, que têm uma vida cultural, e nas que não têm a nossa ideia é levar um pouco do nosso saber para elas”.
A coordenadora afirma ter gostado muito da participação na Escola Carlos Henrique. “Nós fazemos muitas apresentações para crianças do 1º e 2º ciclos, e é fantástico. Aqui eles foram uns amores, muito educados e participativos”, finaliza.
Além da peça “Palita no Trapézio”, a companhia trouxe para Parauapebas o espetáculo “Atrapalhaças” e realizou a oficina de “Iniciação ao Jogo do Palhaço”. O encerramento das atividades ocorre hoje, 15, às 19h30, na Praça Mahatma Gandhi, no bairro Cidade Nova.