Seplan capacita servidores da Produção Rural

 Seplan capacita servidores da Produção Rural

O Núcleo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Nads) da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) desenvolveu um sistema de gestão para ser utilizado pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), para otimizar e agilizar os trabalhos do órgão. E, para que o sistema comece a ser utilizado, a equipe do Nads começou nesta segunda-feira, 6, a treinar os servidores da Sempror. O treinamento vai se estender até a próxima quinta-feira, 9.

O Nads é o setor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Prefeitura de Parauapebas, que atende todas as demandas que necessitem de suporte a sistemas de informação. E se houver necessidade de um novo sistema lá está o Núcleo para estudar e criar o dispositivo.

De acordo com Eliene Paixão, coordenadora do Nads, as solicitações são recebidas pela Seplan, que direciona as demandas ao CTIC. “Geralmente as secretarias ou órgãos identificam a necessidade e fazem o encaminhamento à Secretaria de Planejamento, que envia o documento ao departamento”, reiterou.

Cabe ao Núcleo analisar sobre a necessidade do sistema conforme o perfil da secretaria. Para a Sempror, o Nads desenvolveu um sistema dividido em três setores: administrativo, Sempror e CAP (Centro de Abastecimento). Este último, por exemplo, será utilizado para armazenar o cadastro de feirantes, bancas, produto e produção, o que vai permitir o mapeamento desses trabalhadores em Parauapebas.  

Outros departamentos já vêm utilizando sistemas desenvolvidos anteriormente, como a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na gestão do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), além da Vigilância Sanitária do município.

Apesar de apresentar o sistema pronto aos servidores, a equipe do Nads ainda pode aperfeiçoá-lo, conforme necessidade da pasta. O objetivo dos sistemas desenvolvidos na Seplan é melhorar o atendimento à população com o adequado armazenamento de informações da gestão de cada setor da administração municipal. 

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.