Semel capricha nas homenagens a Parauapebas

 Semel capricha nas homenagens a Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas decidiu que, neste ano, a Corrida de Rua ou Corrida Rústica da Cidade precisará, antes de tudo, cuidar da saúde de quem já vem se preparando ou pensa em participar da maratona. Para isso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e a Organização dos Corredores de Rua vão realizar um workshop para preparar os atletas nos dois dias que antecedem a corrida, programada para o primeiro domingo de maio, dia 7.
O workshop será nos dias 5 e 6, sob o comando da maratonista, ultramaratonista e triatleta paraense Carmen Leal, que vai orientar os participantes sobre alimentação, aquecimento, saúde e demais cuidados que devem ser tomados para enfrentar vários quilômetros de corrida.
Até porque, conforme observa o titular da Semel, Laoreci Diniz, para correr não basta calçar um tênis e vestir qualquer traje. A atividade é muita intensa e mexe com o sistema cardiovascular, com a musculatura e articulações. E a preocupação da prefeitura está no fato de que muitos corredores, em Parauapebas, ainda são amadores e precisam das devidas orientações.
“Esse workshop será um ganho muito grande para os participantes porque é um aprendizado que servirá para a vida toda deles”, observa Laoreci Diniz, para informar: somente quem participar do workshop poderá participar da corrida. A previsão é que cerca de 200 atletas, entre adultos e adolescentes, participem da maratona.
A VOLTA DOS JOGOS INTERESCOLARES
Para comemorar o aniversário de Parauapebas, a Semel irá presentear os estudantes das redes pública e particular de ensino com o retorno dos Jogos Interescolares de Parauapebas (Jips). A abertura será no dia 26 de maio, no Ginásio Poliesportivo.
Os jogos estão marcados para os dias 27 e 28 de maio e 3, 5, 10 e 11 de junho, e deverá envolver cerca de três mil alunos. Laoreci Diniz destaca a importância dos Jips não apenas para o desenvolvimento físico da garotada, mas também intelectual. “Os jogos estimulam os alunos a estudar mais até porque só participa quem vai bem na escola”, diz o secretário, para acrescentar que o esporte promove a socialização, integração e também tira meninos e meninas das ruas.
SELEÇÃO BRASILEIRA E PUGILISTA POPÓ
No dia 10 de maio, quando Parauapebas completará 29 anos, o Estádio Rosenão será palco tanto de futebol quanto de artes marciais, com direito a celebridades: nada menos que 13 ex-jogadores da Seleção Brasileira estarão no município para disputar um amistoso com a Seleção Master de Parauapebas.
São os eternos canarinhos Mauro Galvão, Marcelinho Carioca, Edilson Capetinha, Kleber, Toninho Carlos, Túlio Maravilha, Amaral, Somália, Djair, Júnior Baiano, Fabiano e Carlos Germano, que confirmou presença na tarde desta sexta-feira, 28.
Como convidado de honra, o pugilista Acelino Freitas, o Popó, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe. Outro convidado também promete despertar bastante atenção. Ele estará em campo comandando o amistoso: o árbitro aposentado Clésio Moreira dos Santos, o Margarida, que sempre é um show à parte devido às roupas coloridas e à forma divertida com que apita os jogos.
Antes do jogo das seleções masters, às 16 horas, haverá disputa entre a Seleção de Parauapebas e Docenorte, campeão municipal de 2016, com entrega de faixas, seguida pela apresentação de artes marciais.
“Pensamos tudo com muito carinho para a população de Parauapebas. O esporte, a diversão e o lazer promovem alegria e também contribuem tanto para o desenvolvimento da cidade quanto para o desenvolvimento humano. Nossa gente merece isso e muito mais”, diz o secretário Laoreci Diniz.
Texto: Hanny Amoras/Assessoria de Comunicação – Ascom

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.