Secretaria de Desenvolvimento qualifica servidores

 Secretaria de Desenvolvimento qualifica servidores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) realizou no auditório ll do Centro Administrativo, na tarde desta quarta-feira, 11, um treinamento voltado para os servidores da pasta sobre gestão de qualidade em ambiente de trabalho.
Na ocasião, o servidor Haroldo Barbosa, que ministrou palestra sobre o assunto, apresentou aos servidores o Programa 5S, uma metodologia de origem japonesa, que visa tornar a administração eficiente. Para o palestrante, o objetivo é implantar a mesma eficiência na secretaria.
“O programa 5S é o primeiro degrau para uma gestão de qualidade. Ele se baseia em cinco palavras: utilização, ordenação, disciplina, limpeza e anseio. Este programa foi trazido para o Brasil em 1991”, disse Haroldo Barbosa, que durante o treinamento citou escolas públicas dos municípios paraenses Terra Santa e Oriximiná, onde o Programa 5S foi implantado pelos próprios alunos para restauração e preservação do patrimônio escolar.
Após o treinamento, a Seden fará diagnóstico para identificar as deficiências na pasta. A partir daí, o programa será implantado para ser praticado pelos servidores, que passarão por uma auditoria de certificação três meses após a implantação.
Ao destacar a importância do 5S, o secretário de Desenvolvimento, Isaías Queiroz de França, disse que é possível oferecer na administração pública um bom serviço à população a exemplo do que é feito pela iniciativa privada. E o começo de tudo está na qualificação do servidor.
A ideia é que o 5S seja estendido por toda a administração municipal, conforme adiantou Isaías Queiroz. “Está sendo implantado pela primeira vez. Vai ser um programa piloto na nossa secretaria e acredito que vai servir de espelho para muita secretaria também implantar em seus ambientes de trabalho”.
Texto: Jéssica Diniz / Ascom/PMP //Fotos: Thiago Boiago

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.