Prosap avança na limpeza das margens do Igarapé Lajeado

 Prosap avança na limpeza das margens do Igarapé Lajeado

As equipes sociais do Prosap entregam panfletos e visitam as residências fazendo uma sensibilização da comunidade local sobre os cuidados nesse período de obras

As obras do Projeto Igarapé Lajeado iniciaram há uma semana com a interdição de vias. A limpeza das margens do igarapé, no percurso da primeira etapa, avança com a retirada de entulhos das residências demolidas no local, os moradores foram encaminhados para o aluguel social ou para o processo de indenização.

Os trabalhos são conduzidos pelas equipes do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A primeira etapa iniciou pelo bairro Jardim Ipiranga e contará com a construção de estações elevatórias para tratamento de esgoto.

Estamos fazendo a limpeza da rede de esgoto existente e um cadastramento da estrutura para poder trabalhar, posteriormente, no início das estações elevatórias e redes de coleta e tratamento de esgoto. Isso é saneamento básico, é melhora da qualidade de vida da população”, pontua Rosiane Oliveira, engenheira do Prosap.

O prefeito em exercício, João do Verdurão, visitou a obra nesta terça-feira, 22. “Os trabalhos estão iniciando e a gente já percebe, pelo ritmo, que serão acelerados. Em breve essa região será uma das mais urbanizadas da cidade. Estamos contentes também com o apoio da comunidade para essa importante obra”, destacou João.

Instalação do canteiro de obras

No local em que a empresa Transvias, responsável pela execução da primeira etapa do projeto, está instalando o canteiro de obras funcionava um campinho de futebol de chão batido, usado pelas crianças do bairro Ipiranga. Para não prejudicar os pequenos, após a conclusão do canteiro, será construído um campo com grama e será entregue para a comunidade.

Instalação do canteiro de obras

Para orientar os moradores do entorno da obra sobre os possíveis transtornos e a necessidade de redobrar a atenção no trânsito, principalmente por conta do intenso fluxo de caminhões e de outros equipamentos, as equipes sociais do Prosap entregam panfletos e visitam as residências fazendo uma sensibilização da comunidade local.

Texto: Karine Gomes  -Fotos: Elienai Araújo – Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins