Prefeito Darci interage com juventude universitária

 Prefeito Darci interage com juventude universitária

Os universitários de Parauapebas tiveram a chance de, na noite de terça-feira, 21, conhecer um pouco mais sobre o jeito de governar do prefeito Darci Lermen. Em plenária na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o prefeito respondeu e perguntou mais ainda.
Darci Lermen queria saber de tudo: como está funcionando a Ufra? Quais os maiores entraves da instituição para que os cursos melhorem? O que o governo municipal pode fazer para colaborar para a melhoria do ensino universitário?
Pergunta aqui, questionamento ali, respostas dadas e, assim, a plenária se transformou num enorme e bom bate-papo entre o prefeito e os estudantes da Ufra, dando diferencial ao I Encontro da Juventude Universitária, promovido pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) no campus da Ufra, que fica a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, às margens da PA-275.
Acompanhado pelo titular da CMJ, Rafael Ribeiro, o prefeito assegurou que todas as reivindicações serão analisadas e atendidas, conforme as previsões orçamentárias do município. Entre os pedidos, a construção do restaurante universitário e da casa universitária e a colocação de iluminação pública no percurso de Parauapebas até a Ufra.
“Nós vamos levar a sério tudo o que foi debatido aqui, senão nem viríamos. O viés mais importante do nosso governo é justamente esse, a participação do nosso povo”, disse o prefeito. Ele lembrou os tempos em que foi universitário, das batalhas que travou para melhorar o ensino público e das dificuldades que enfrentou para concluir o nível superior. “Eu sei da necessidade de cada um de vocês”, frisou Darci Lermen, responsável pela implantação do campus da Ufra, em Parauapebas.
A presença do prefeito no encontro animou os jovens. Rafael Ribeiro informou que mais seis plenárias serão realizadas com a juventude do município – a primeira foi com os jovens do campo e, a segunda, na Ufra. “Ao todo, são oito plenárias com jovens alunos de várias localidades. Até os indígenas receberão nossa visita. Após esse processo, todas as reivindicações serão encaminhadas para o gestor municipal para que ele possa analisar e ver o que pode fazer com as mesmas”, informou o coordenador da CMJ.
Com os estudantes da Ufra, haverá um segundo encontro, já marcado para 10 de março, o que rendeu elogios dos universitários. Daniel Martins, 20 anos, considera a interação com o governo “fundamental” para a valorização dos universitários. Luiz Carlos, aluno de engenharia de produção, parabenizou a iniciativa da CMJ e espera que os resultados logo apareçam.
Atualmente, a Ufra tem mais de 1,2 mil alunos distribuídos pelos cursos de zootecnia, agronomia, engenharia florestal, administração e engenharia de produção. Outros cursos foram cobrados pelos universitários no encontro. As próximas plenárias com os demais segmentos da juventude de Parauapebas terão suas datas divulgadas pela CMJ.
Texto: Antônio Marcos / Hanny Amoras – Foto: Matheus Costa/PMP

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.