Darci Lermen visita ETA no Tropical e anuncia plano para melhorias em barragem
O prefeito Darci Lermen (PMDB), após rápido encontro com populares na sede administrativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Tropical, na manhã desta segunda-feira (9).
Acompanhado do vice-prefeito, Sérgio Balduíno (PSB); da gestora do Saaep, Claudenir Rocha; da titular da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Maria Silvana, além de técnicos do órgão, o prefeito anunciou um plano emergencial de melhorias para a barragem com o objetivo de garantir o abastecimento de água nos bairros Tropical I, II e Ipiranga.
“Vamos começar o plano emergencial por aqui, mas vamos fazer isso para toda a cidade. Já estamos nos preparando para que o abastecimento de água seja uma solução construída de forma coletiva”, disse Darci Lermen.
Debaixo de forte chuva, os gestores municipais caminharam até o local exato onde serão feitas melhorias no sistema de captação de água que chegará à barragem que receberá um plano emergencial de melhorias e consequentemente o líquido chegará nas torneiras dos populares.
Para Claudenir Rocha, a visita tem por objetivo principalmente atender ao anseio da população, identificando os pontos críticos no abastecimento de água.
Por sua vez, Maria Silvana, afirmou que a Secretaria Municipal de Obras visa dar suporte para o plano emergencial de melhorias para a barragem do bairro Tropical. A gestora da Semob afirmou ainda que todas as secretarias precisam trabalhar juntas. “Aqui nós vamos procurar a melhor maneira de atender a população com água para que não falte o líquido precioso para nenhuma família”, relatou.
Sobre a barragem do Tropical
A barragem que fica localizada no bairro Tropical foi construída com capacidade para manter aproximadamente nove milhões de litros de água e já chegou a transbordar, porém, está praticamente vazia e com problemas que já foram identificados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas.
De acordo com o prefeito Darci Lermen, o Saaep irá lançar em breve campanhas educativas para que a população possa se conscientizar sobre a importância de evitar o desperdício de água, tendo em vista que o consumo do líquido em Parauapebas por pessoa é superior a 220 litros diariamente, enquanto a média mundial é 120 litros de água.
Texto: Jéssica Diniz – Ascom/PMP // Fotos: Matheus Costa