Abertura do movimento maio amarelo reúne centenas pessoas

 Abertura do movimento maio amarelo reúne centenas pessoas

Cerca de 300 pessoas participaram da abertura oficial do Movimento Maio Amarelo, na Praça de Eventos, na manhã desta quinta-feira, 11, que contou com a presença do prefeito Darci Lermen, entre outras autoridades. Cooperativas, estudantes e a comunidade em geral demonstraram apoio à campanha de atenção pela vida no trânsito, que este ano aborda o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”.

Durante a cerimônia de lançamento, a equipe de teatro do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), levou a plateia a refletir sobre o comportamento no trânsito, destacando a importância de usar o cinto de segurança, o capacete com a jugular afivelada, não dirigir alcoolizado, respeitar os limites de velocidade e sinalização, além de evitar o uso do celular enquanto estiver ao volante.

“O DMTT tem parceria com o Detran, a Polícia Militar e sempre tem desenvolvido ações com a intenção de promover um trânsito mais seguro”, explicou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Sandoval Pacheco, que aproveitou a oportunidade para parabenizar o empenho dos agentes.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Michael Gomes, durante discurso, dividiu a experiência da perda de um ente querido em um acidente de trânsito. “Há quase três anos eu perdi meu pai. Um condutor inconsequente, embriagado e em alta velocidade o atropelou. Não quero que vocês passem pela dor que eu passei. Que bom que muitos pararam hoje para ouvir essa excelente lição”..

Em seu pronunciamento, o prefeito Darci Lermen destacou a importância de fazer um trabalho de sensibilização, mas reconheceu também a necessidade de a comunidade abraçar a causa. “É muito bom que a juventude esteja presente neste evento. Também é interessante contar com a presença de profissionais que trabalham no transporte de pessoas. Precisamos de uma atitude forte. Não adianta conscientizar; a mudança tem que partir da gente. O trânsito é uma questão que todos nós temos que enfrentar e precisamos mudar nossas atitudes para que possamos salvar vidas”, conclamou.

Maio Amarelo

É um movimento mundial em prol da vida no trânsito. No Pará, dos 144 municípios apenas oito fazem parte dessa mobilização. Parauapebas está entre esses municípios e adere ao movimento pelo quarto ano consecutivo, com ações de sensibilização, que serão realizadas até o dia 28 deste mês, com blitzes educativas, palestras e apresentações teatrais em escolas, vias públicas e empresas.

O evento está previsto no calendário municipal e a adesão é feita pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e DMTT.

DATAAÇÃOLOCALHORÁRIO
12/05

(SEXTA)

PanfletagemRua F, em frente ao prédio do DAM, na faixa de pedestre.10h às 11h30
15/05

(SEGUNDA)

PanfletagemRua São Francisco com rua Sol Poente e rua Sol Poente com rua São Francisco10h às 11h30
16/05

(TERÇA)

Palestra e apresentação teatralEscola Faruk Salmen16h
17/05

(QUARTA)

Panfletagem

Palestra e apresentação teatral

Av. F com Av. E e Av. E com Av. F, no bairro Beira Rio (passando a Câmara de vereadores)

Escola Criança Esperança

10h às 11h30

16h30

18/05

(QUINTA)

PanfletagemRua F, em frente ao quartel10h às 11h30
19/05

(SEXTA)

Palestra e apresentação teatralEscola Leide Maria Torres8h30 e 14h30
22/05

(SEGUNDA)

Palestra e apresentação teatralDistribuidora DCML9h30
23/05

(TERÇA)

Palestra e apresentação teatralTransportadora Dela Volpe7h
24/05

(QUARTA)

Palestra e apresentação teatralEscola Plácido de Castro9h e 14h
25/05

(QUINTA)

Palestra e apresentação teatralCLAM Engenharia16h
26/05

(SEXTA)

Dia da Gentileza no TrânsitoRua E com rua 1110h às 11h
28/05

(DOMINGO)

Encerramento com passeio ciclístico pelas ruas da cidadeSaída: Praça de eventos

Chegada: Alvorá

8h

Texto: Sara Nascimento – Semsi
Fotos: Bruno Cecim – Ascom
Assessoria de Comunicação – Ascom – PMP

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.