Dia Mundial da Água, saiba como preservar, economizar e desfrutar do nosso bem natural mais precioso.

dia 22 de março foi declarado como o Dia Mundial da Água pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, desde então a data é comemorada anualmente sob diversos temas que nos convidam a refletir sobre como podemos agir para que esse bem não falte.

O tema escolhido para 2023 é “Acelerando mudanças, seja você a mudança que deseja ver no mundo”; a instituição apresenta como base para o tema a “Fábula do Beija-flor”, onde o pequeno pássaro tenta apagar um incêndio levando pequenas gotas de água em seu bico. A fábula nos faz pensar em como pequenas atitudes podem mudar o mundo.

Atitudes como economizar água tratada durante as atividades domésticas fazem grande diferença quando aplicada diariamente nas residências, sabemos que apenas 3% da água existente em todo planeta é doce, e uma porcentagem ainda menor está disponível para consumo, somente 0,62%, assim, quanto mais atitudes sustentáveis a população praticar, menos problemas com falta de água teremos.

Até chegar à comunidade, a água passa por um longo ciclo, desde a origem de sua captação ao tratamento que recebe para estar apropriada ao consumo. Atualmente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realiza a captação diária no rio Parauapebas, em uma lagoa e em vários poços artesianos.

O Saaep também realiza regularmente o monitoramento de parâmetros que relacionam as alterações nas características físicas, químicas e biológicas da água do rio Parauapebas, resultado das atividades antrópicas e de fenômenos naturais, mas especialmente do controle de fontes poluidoras que podem impactar o abastecimento público.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês, ou seja, 110 litros de água por dia são suficientes para atender as necessidades de consumo e higiene. O consumo dos brasileiros está bem acima disso, cada pessoa chega a utilizar mais de 200 litros por dia.

A água é totalmente indispensável à vida na terra, mas só nós damos conta da sua importância quando falta ou quando é cobrado um valor por ela. Por isso, no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a comunidade é convidada a refletir sobre o uso consciente desse recurso.

Confira abaixo algumas dicas para um consumo consciente de água:

1 – Mantenha a torneira fechada enquanto escovar os dentes;
2 – Limpe a calçada com auxílio de vassoura e um balde com água (se for muito necessário), ao invés de usar a mangueira;
3 – Trate a água da piscina e a cubra ao invés de substituí-la a cada uso;
4 – Acumule roupas para lavá-las de uma só vez na máquina de lavar;
5 – Feche a torneira mesmo que tenha sido aberta por outra pessoa;
6 – Procure conscientizar seus colegas ao ver algum deles desperdiçando água;
7 – Reduza o tempo que você gasta no banho. Ao tomar banho por cinco minutos você consome em média 45 litros de água. Lembre-se de fechar o registro ao ensaboar-se ou enquanto lava os cabelos;
8 – Pense em formas criativas de reaproveitar água ou reduzir o consumo, como reutilizar a água da chuva para lavar calçadas ou áreas;
9 – Mantenha a válvula da descarga regulada;
10 – Diga NÃO às ligações irregulares e se perceber vazamentos na rua, avise o Saaep. (WhatsApp 3346-7262)

Cuidados extras

Sempre que identificar algum vazamento, chame o serviço de manutenção de sua confiança. Se o volume medido ainda for alto, entre em contato com o serviço de autoatendimento do Saaep. (WhatsApp 3346-7262)

A água que sai das Estações de Tratamento de Água (ETA’s), percorre uma longa distância até chegar às residências e vez por outra é necessário realizar manutenções para garantir o funcionamento do serviço. Para que a população não fique prejudicada com uma interrupção momentânea, o Saaep orienta o uso de caixa d’água nos imóveis para armazenamento.

Confira a Declaração Universal dos Direitos da Água

I.      A água faz parte do patrimônio do planeta;
II.     A água é a seiva do nosso planeta;
III.    Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
IV.     O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
V.      A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
VI.     A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
VII.    A água não deve ser desperdiçada, poluída nem envenenada;
VIII.   A utilização da água implica respeito à lei;
IX.     A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
X.      O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas | Relações Públicas

Deo Martins