Trem de passageiros da Vale é paralisado devido à nova Cepa da Covid-19

O governador do Pará, Helder Barbalho, enviou ofícios neste domingo, (23), à Vale, Companhia das Docas do Pará, diretor presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e ao superintendente do Aeroporto Internacional Val de Cans – Júlio César, em Belém; e à Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Pará, solicitando medidas de segurança a serem adotadas para as pessoas que estão entrando no Pará.

À mineradora Vale, especificamente, o governador pediu que fosse paralisado, de forma temporária, as viagens do trem de passageiros entre São Luís-MA e Parauapebas, no sudeste do Pará.

Considerando a atual situação do vizinho Estado do Maranhão, que se encontra com registros da nova cepa indiana da covid-19, e que o Brasil é o segundo País da América do Sul com confirmação dessa nova cepa, e com o intuito de resguardar a saúde da população do Pará, solicito com a urgência que o caso requer, a suspensão temporária do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás, até que a situação epidemiológica permita e autorize a retomada das viagens de passageiros.”

A assessoria de imprensa da Companhia Vale emitiu a seguinte nota:

Sobre a suspensão da circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) terá a circulação temporariamente suspensa a partir desta segunda-feira, 24. A medida atende a requerimento do Governo do Estado do Pará pela interrupção temporária do transporte ferroviário de passageiros, como mais uma medida preventiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19 (coronavírus).

Os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão solicitar o reembolso do bilhete, sem custo adicional ou aguardar o retorno do trem para remarcar no prazo de um ano da data de emissão.

Mais informações podem ser obtidas por meio do canal de atendimento Alô Ferrovias (0800 285 7000).

A Vale continua acompanhando a situação e reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia. A Vale está em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável por regular e fiscalizar a concessão ferroviária.

A Vale manterá a população atualizada sobre o assunto.

Deo Martins