Igreja Católica abre oficialmente o 225º Círio de Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2017 teve sua abertura oficial na noite desta terça-feira (3) com uma missa presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, com a participação do arcebispo auxiliar, clero, párocos e autoridades locais. Também foi inaugurada a iluminação da Basílica e da Praça Santuário, com um show da Banda dos Fuzileiros Navais. Uma exposição com 10 mil peças de miriti em miniaturas, que conta a história da grande Romaria do Círio, ficará aberta no local até esta sexta-feira, 6.
A solenidade de abertura continuou na Casa de Plácido, onde instituições e empresas apoiadoras e patrocinadoras do Círio 2017 receberam homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da festividade. O governador Simão Jatene foi um dos homenageados. O diploma de reconhecimento foi recebido pela secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, que estava representando o governador do Estado no evento.
Para Dom Alberto Taveira, o Círio acontece durante todo o ano, com o trabalho de evangelização nos lares, nas paróquias e nas visitas da imagem peregrina. “Para nós é uma grande emoção começar mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Que este tempo seja privilegiado de convivência alegre e fraternidade. Nosso povo está muito machucado, mas queremos nos permitir e nos obrigar a sermos mais fraternos e mais próximos durante estes dias do Círio de Nazaré”, comentou.
Ana Claudia Hage destacou que comemorar mais um Círio é renovar a fé. Ela destaca que a educação no Estado também comemora a premiação do aluno da Escola Estadual Ulisses Guimarães, do bairro da Marambaia, que venceu o XXIII Concurso de Redação do Círio.
Este ano, o primeiro lugar foi conquistado por Marcos Amaro. “Um jovem da nossa escola pública colocando em palavras o sentimento da juventude em relação à maior festa religiosa do Pará é uma alegria para nós”, comentou a secretária. O segundo lugar foi de Júlia Guerreiro, do Ideal Militar, e o terceiro, de Camilla Bahia, da Escola Santa Catarina de Sena.
Nossa Senhora para mim traz um símbolo de tudo o que é belo no mundo e foi isso que abordei, colocando que Ela está em tudo o que é bonito para o nosso Estado: o por do sol no fim da tarde, as nossas chuvas e a nossa essência”, ressalta Marcos Amaro, o vencedor do concurso.
Texto: Márcio Flexa – Agência Pará

Deo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *