Posseiros tentaram ocupar área do Parque dos Campos Ferruginosos/Foto: Divulgação

Em nota enviada à Imprensa, a mineradora Vale informa sobre a tentativa de invasão da área do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos (Parna), na Fazenda Bocaina, no município de Canaã dos Carajás. A tentativa de invasão aconteceu na manhã do ultimo domingo (1º).

Segundo a mineradora, cerca de 50 pessoas, que alegam ser da Frente Nacional de Luta (FNL), invadiram área do parque, que é uma unidade de conservação ambiental recém-criada pelo Governo Federal. A equipe de segurança empresarial da empresa realizou o desforço possessório e a invasão foi neutralizada.

De acordo com mineradora, o fato foi comunicado imediatamente à Polícia Federal, Polícia Militar e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Cinco integrantes do movimento foram encaminhados à Polícia Federal de Marabá.

Com um dos detidos foram encontrados papelotes com drogas (maconha) e entre os pertences apreendidos foi encontrada uma arma de fogo de fabricação caseira. A empresa ressalta que o Parna foi criado, por meio de decreto do Governo Federal, em junho de 2017 e é fruto da ação conjunta do ICmbio e da Vale, como parte do cumprimento de condicionante determinada por órgão ambiental à empresa.

A mineradora observa que desforço possessório, usado para repelir à invasão, é um direito legal do possuidor de impedir uma invasão, conforme o que estabelece o Código Civil.

Tina Santos – Correio de Carajás, com informações da Vale

Comentários do Facebook