Curso de formação de Delegado da Polícia Civil começa em Belém

 Curso de formação de Delegado da Polícia Civil começa em Belém

Nesta segunda-feira (17), na sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil, ocorreu a aula inaugural do curso de formação 2021 de 13 candidatos a Delegados de Polícia Civil. A cerimônia contou com a presença do Delegado-Geral de Polícia Civil, Walter Resende, da Delegada-Deral adjunta, Daniela Santos e do Secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado, bem como do corpo de Diretores da PC-PA.

É um prazer inenarrável estar presente neste momento em que a, sem dúvidas, o corpo institucional da Polícia Civil será reforçado – em breve – com futuros delegados aqui presentes. Hoje começa uma etapa na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL). A Polícia Civil recebe todos de braços abertos na luta incessante e diária contra o crime“, disse o Delegado-Geral, Walter Resende.

Resende relatou ainda a importância da capacitação profissional: “É na delegacia, na seccional que o cidadão mais necessitado recorre quando precisa de ajuda emergencial. São nesses locais que o mais necessitado procura socorro contra qualquer injustiça que esteja sendo vítima. E eu gostaria de contar com o empenho de vocês para a gente, cada vez mais, reforçar o atendimento a esse cidadão“.

A aula inaugural foi ministrada pelo Secretário Ualame Machado, que explicou a importância da Polícia Civil no combate ao crime e no atendimento social da população paraense: “Nós trabalhamos com a integração total com todos os órgãos de segurança pública do Pará. Isso fez com que conseguíssemos reduzir drasticamente os números da criminalidade no Estado“, explicou o secretário.

Nesta etapa do processo de formação, os candidatos serão instruídos sobre a responsabilidade de ser policial, suas atribuições, as responsabilidades que passarão a assumir e aprenderão, sobretudo, sobre os valores da instituição: “A mudança na vida desses candidatos será imensurável. Somente quem é policial sabe o prazer e as mazelas que o porte do distintivo nos traz. A sociedade exige responsabilidade, proibições e deveres, o que demonstra a responsabilidade que o cargo que os candidatos buscam ocupar“, disse Fernanda Maués, diretora da academia da Polícia Civil (ACADEPOL).

Os candidatos são dos concursos público C-149/2009-SEAD PCPA, C-202/2016-SEAD/PCPA, C-203/2016-SEAD/PCPA.

Ascom PCPA

Deo Martins