Prefeitura retoma atendimentos de “Unidades Polos” para pacientes com quadro de síndrome gripal

Desde início de dezembro, quatro Unidades de Saúde Polos voltaram a atender pessoas com quadro de síndrome gripal, além de manter o atendimento normal aos pacientes crônicos, gestantes e idosos.
As unidades funcionam das 7h às 19h para atendimentos relacionados à Covid-19. O usuário passará por avaliação médica, conforme o quadro clínico fará o exame e terá acesso às medicações prescritas pelo profissional e orientações de isolamento social/domiciliar (caso necessário).
Os exames para detecção da Covid-19 devem ser realizados entre o 3º e 7º dia de sintomas. Após a realização do exame o paciente deverá aguardar o resultado no período mínimo de 48h, sendo notificado pela equipe de saúde da UBS, que passará o resultado e fará o monitoramento contínuo, dessa forma não será necessário retornar na unidade.
Confira as Unidades Polos:
· • UBS – Cidade Nova – Rua A, quadra especial – Cidade Nova
· • UBS – Liberdade I – Rua Gonçalves Dias, esq. Com Perimetral Norte
· • UBS – Minérios – Rua 19, Próxima à praça – Bairro dos Minérios
· • UBS – VS-10 – Av. VS-10, 03 e 04, Bairro Bela Vista
A região encontra-se em uma condição climática que é propícia a doenças respiratórias. É comum independente da pandemia, nesse período do ano ter um aumento da procura pelo serviço de saúde por sintomas gripais. O paciente que necessitar, deve procurar o serviço de saúde, vai encontrar nossas UBS aptas para atendimento. Já os pacientes que estiverem com o quadro de síndrome gripal, com sintomas de Covid-19, devem procurar as UBS Polo,” ressalta a diretora da Atenção Básica de Saúde, Késia Gomes.
Essa estratégia é mais uma forma de garantir que todos os munícipes de Parauapebas sejam assistidos da melhor maneira possível, com o mínimo de exposição e a melhor comodidade. O governo está empenhado em garantir que nossa cidade vença a luta contra a Covid-19 o quanto antes”, assegura o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.
Recentemente, o prefeito Darci Lermen esteve no Instituto Butantan, em São Paulo, e assinou o protocolo de intenção de compra da vacina de combate à covid-19. A iniciativa coloca Parauapebas como uma das primeiras cidades do país a poder adquirir a vacina, ao mesmo tempo em que aguarda o cronograma de imunização nacional do governo federal.
O teste RT-PCR
Este teste faz a detecção direta do vírus em secreção respiratória e é o padrão-ouro para diagnóstico da infecção aguda sintomática. É recomendado para pessoas que possuam sintoma da Covid-19, com duração entre 3 e 7 dias.
As amostras são coletadas através da introdução de um cotonete especial nas narinas. A coleta é indolor, mas pode causar algum desconforto ao atingir o local.
Assessoria de Comunicação – SEMSA

Deo Martins