Campanha de Combate à Hipertensão Arterial inicia nesta segunda-feira, 22

 Campanha de Combate à Hipertensão Arterial inicia nesta segunda-feira, 22

Foto: Essentia Pharma

Foto: Essentia Pharma

No período de 22 a 26 de abril, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá realizar a campanha de combate à Hipertensão Arterial.
Na oportunidade, serão realizadas ações como solicitação de exame, palestra, orientação, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional e teste de glicemia. A campanha é organizada pela Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Doença Crônica – DCNT, da Semsa.
Os serviços serão ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas urbana e rural do município, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Saiba mais sobre a doença
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles fumo e consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.
Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência é maior na raça negra, aumenta com a idade, é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, e em diabéticos.
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
Manter o peso adequado, se necessário; mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes.
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

Deo Martins