Marabá ganha novo voo regular, mesmo em meio à crise

 Marabá ganha novo voo regular, mesmo em meio à crise
O primeiro voo teve direito a recepção especial em Marabá nesta madrugada, com o tradicional jato d’água

Um dos principais aeroportos do Pará e da Amazônia, o ‘João Corrêa da Rocha’, em Marabá, acaba de ganhar mais um voo regular. Na madrugada desta terça-feira (9) a Azul Linhas Aéreas inaugurou Belo Horizonte-Marabá-Belo Horizonte, com um jato Embraer 195. O primeiro voo teve direito a recepção especial aqui na terrinha de ‘Chico Coelho’, com o tradicional jato d’água promovido com os caminhões da brigada de combate a incêndio do aeroporto, à 1h30 da madrugada.

É o retorno de uma linha que a empresa já manteve entre 2011 e 2013. Tratasse de uma ligação direta da nossa cidade com o aeroporto de Confins, na Capital mineira. Tal novidade, permitirá acesso mais rápido ao Sudeste do país e até a alguns pontos do Nordeste. A decolagem no sentido inverso é sempre às 2h45 da madrugada e com duração de 2h20 de voo, explica a gerente local da Azul, Rosane Camargo, comemorando a novidade.

A perna CNF-MAB decola de Belo Horizonte sempre às 23 horas e a ideia é que seja diária de segunda a sábado, indisponível apenas no domingo. Apesar disso, nesta semana inaugural a rota não será operada nesta quarta-feira.

FORÇA DO SUDESTE

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), estima que cerca de 600 mil passageiros passem pelo terminal ao longo de março, aumento de 20% em relação a fevereiro e alta de 10% na comparação com março de 2020. Já o número de voos deverá chegar a 5,2 mil operações este mês.

Nesta conta está a nova conexão direta entre Belo Horizonte e Marabá (PA). Esse novo destino será somado a outros 33 que já estavam em operação: Uberaba (MG), João Pessoa (PB), Cabo Frio (RJ), Jericoacoara (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Teixeira de Freitas (BA), Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC), Vitória da Conquista (BA), Barreiras (BA), Carajás (PA), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Governador Valadares (MG), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Montes Claros (MG), Santos Dumont (RJ), São Luís (MA), Uberlândia (MG), Campinas (SP), Vitoria (VIX), Belém (PA), Porto Seguro (BA), Recife (PE), Salvador (BA) e o internacional para a Cidade do Panamá.

FORÇA DO NORTE

Já o Aeroporto de Marabá é, na prática, o único para atendimento de pelo menos 39 municípios no sul e sudeste do Pará (Carajás tem acesso mais restrito). Até 18 de fevereiro de 2021, já havia movimentado 25.214 passageiros e 466 pousos e decolagens. Em todo o ano de 2020 passaram pelo João Corrêa da Rocha mais de 180 mil passageiros.

A Azul também opera Belém-Marabá-Belém no período da tarde, diariamente; as demais companhias: Latam e GOL exploram a ligação de Marabá com o restante do país com voos para Brasília.

Patrick Roberto – Correio de Carajás

Deo Martins