Vereador Luiz Castilho propõe ações nas áreas de cultura e saúde

O vereador Luiz Castilho (Pros) apresentou três proposições na última sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) realizada terça-feira (23). O fomento de movimentos culturais, disponibilização de ambulância e nomeação de praça estão entre os pedidos do parlamentar.
Fomento à cultura
Por meio da Indicação nº 29/2021, Castilho solicitou a pintura da escada que liga a Estrada Faruk Salmen à Rua 16, no Bairro Maranhãozinho.
A ideia do vereador é utilizar a mão de obra de artistas locais para fazer a pintura e investir no local para que se transforme em ponto turístico de Parauapebas, a exemplo do que ocorre com a Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, e o Escadão da Alves Guimarães, em São Paulo.
Parauapebas tem grandes e valorosos artistas que podem fazer dessa obra mais que uma obra de utilidade: uma obra extraordinária com mensagem cultural de nosso povo impressa em seus degraus e em suas laterais”, justificou.
Ambulância
Já na indicação nº 30/2021, o parlamentar pediu uma ambulância exclusiva para o Posto de Saúde de Palmares Sul.
Castilho informou que o pedido atende a uma reivindicação dos profissionais que trabalham na referida unidade de saúde e dos moradores atendidos.
Além da própria Palmares Sul, o posto de saúde ainda atende às comunidades de Nova Vitória, Nova Conquista, Loteamento do Juarez, Residencial Martini, Água Fria, chacareiros e vicinais da região.
Convém lembrar que hoje o referido posto é atendido por um veículo pequeno, mas o mesmo não está dimensionado para atender à maioria das demandas, e isso causa muito desconforto aos cidadãos e cidadãs que necessitam deste tipo de transporte”, relatou na justificativa da proposição.
Nomeação de praça
Por fim, Luiz Castilho apresentou o Requerimento nº 02/2021, no qual solicita o desarquivamento do Projeto de Lei nº 98/2019, de sua autoria, que dá denominação de “Praça da Juventude Welisson Farias Azevedo” à Praça dos Metais, localizada no Bairro Cidade Nova.
Com uma vida toda pela frente e com muitos planos, Welisson Farias Azevedo tinha apenas 16 anos de idade quando teve sua vida tragicamente interrompida por atropelamento nas imediações da Praça dos Metais, no dia 7 de dezembro de 2018. Welisson andava de patins com um grupo de amigos, quando foi atingido por um veículo, que fez uma ultrapassagem em alta velocidade na faixa de pedestres”, informou o vereador no texto do requerimento.
Aprovação
As três proposições de Luiz Castilho foram aprovadas por unanimidade. As duas indicações serão enviadas para análise e as devidas providências do prefeito Darci Lermen e secretários responsáveis. Já o requerimento será encaminhado à Mesa Diretora da CMP.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg 2021

Deo Martins