Vereador Luiz Castilho pede à prefeitura reforma de pontes e construção de sala de referência em UBS

Durante visita às comunidades Carlos Fonseca e Palmares Sul, o vereador Luiz Castilho (Pros) detectou urgente necessidade de melhoria na mobilidade e no atendimento médico.

Para proporcionar a estas comunidades os benefícios que necessitam, Castilho apresentou, na sessão ordinária da última terça-feira (11), duas indicações requisitando atuação da prefeitura nas demandas identificadas no decorrer das visitas aos moradores.

Reforma de pontes

Para melhorar o tráfego na zona rural de Parauapebas, o vereador pediu, na Indicação nº 283/2021, que o Poder Executivo municipal providencie a reforma de três pontes na Vicinal 2, também conhecida como Vicinal dos 300, na comunidade Carlos Fonseca.

Luiz Castilho explicou que o problema na precariedade das pontes foi apontado pela própria comunidade da vila, especialmente pelos moradores Hélio e Raimundo, este último conhecido como “Neguinho”.

O parlamentar destacou que as pontes integram a Vicinal dos 300 aos moradores que usufruem das terras para tirarem o seu sustento e de seus familiares. Porém, na condição em que se encontram, fica difícil até para passar a pé. Assim, a reforma das pontes vai permitir aos moradores um trânsito seguro, por isso é necessária a realização deste trabalho o mais breve possível.

Sala de referência em UBS

Os profissionais de saúde que trabalham na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Palmares Sul apontaram ao vereador Luiz Castilho a importância da construção de uma sala de referência no local.

Conforme alegaram os profissionais ao legislador, o atendimento clínico na UBS cresceu muito com a pandemia da covid-19 e o espaço existente para referenciamento não atende toda a demanda e, por muitas vezes, superlota, o que eleva o risco dos profissionais que ali trabalham de serem contaminadas pelo coronavírus.

Para sanar a demanda e garantir a segurança de profissionais da saúde e pacientes, Luiz Castilho pediu ao Poder Executivo, por meio da Indicação nº 284/2021, a construção de uma sala de referência na UBS da Palmares Sul o mais rápido possível.

Aprovação

Ambos os pedidos foram apresentados ao plenário e submetidos à votação. Ante a relevância dos pedidos e os consequentes benefícios às comunidades de Carlos Fonseca e Palmares Sul, os vereadores aprovaram em unanimidade os pedidos propostos por Luiz Castilho.

Com a votação favorável, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade orçamentária para execução dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins