Vereador Joel do Sindicato solicita qualificação dos serviços públicos municipais de saúde

O sistema de saúde tem recebido atenção nos últimos meses. Diante da pandemia, as deficiências deste sistema ficaram ainda mais evidentes. Na intenção de aparelhar o sistema municipal de saúde e garantir acesso da população de Parauapebas aos tratamentos clínicos, o vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou na sessão ordinária desta quarta-feira (14) o pedido de implantação de tratamento hidroterapêutico e de um hospital pediátrico na cidade.

Os pedidos foram direcionados ao prefeito municipal, Darci Lermen, e à Secretaria Municipal de Saúde.

Fisioterapia aquática

Na Indicação nº 151/2021, Joel do Sindicato pediu ao Executivo que realize um estudo de viabilidade para implantação de fisioterapia aquática e hidroterapia no sistema de saúde municipal.

A fisioterapia aquática é um conjunto de técnicas fundamentadas no movimento humano com uso terapêutico da água. Ela ajuda no tratamento de pacientes com artrite, artrose, reumatismo, problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais, lesões musculares, dores articulares, inchaço nas pernas, dificuldade respiratórias e problemas neurológicos.

Temos em nosso município uma gama de pessoas que sofrem de pelo menos um dos problemas acima mencionados, às quais não têm condições financeiras e nem plano de saúde para fazer esse tipo de tratamento”, explicou Joel do Sindicato.

O legislador ainda ressaltou que compete ao poder público a solução para tal situação, garantido à população dignidade e acesso ao tratamento de saúde adequado, por se tratar de um direito constitucional e um dever do ente municipal.

Hospital da Criança

A implantação de um Hospital da Criança (pediátrico) foi solicitada oficialmente para a administração municipal na Indicação nº 190/2021.

Ao apresentar a indicação, Joel contou que o atual modelo de atendimento às crianças que procuram o sistema público de saúde precisa de melhorias, visto que o ambiente hospitalar pensado para o público em geral se traduz em verdadeiras barreiras ao público infantil.

Além das instalações que devem ser feitas para uso do público infantil, os equipamentos, como o de raios-X, precisam ser calibrados para uso próprio em criança, bem como o instrumental cirúrgico. Conhecendo a nossa realidade atual e os anseios da população parauapebense, que inclui o público infantil, faz-se necessária a implantação de uma unidade hospitalar direcionada exclusivamente ao atendimento pediátrico, com funções multidisciplinares e especialidades para suprir todas as demandas do município, levando em conta o fato de que a pediatria, diferentemente das demais especialidades, cuida de todas as áreas da medicina, porém, dentro de uma faixa etária específica”, ressaltou o vereador Joel do Sindicato.

Votação

Após a apresentação das indicações, as matérias foram submetidas à apreciação parlamentar. Os vereadores entenderam que é dever do poder público ofertar possibilidade de tratamento médico à comunidade e aprovaram em unanimidade a Indicação nº 151/2021.

Ao debaterem acerca da Indicação nº 190/2021, os vereadores compreenderam que a implantação de um Hospital da Criança no município estabelecerá melhorias significativas no sistema público de saúde, favorecendo a formação de uma estrutura sociopolítica mais sólida e, por isso, aprovaram a indicação.

Com o parecer favorável do parlamento às proposições, os pedidos serão enviados ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade financeira para possível implementação das solicitações.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins