Vereador Israel Miquinha solicita reativação do hospital de campanha da covid-19

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) da última terça-feira (23), o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou duas proposições, nas quais solicitou a reativação do hospital de campanha para tratamento de pacientes vítimas da covid-19 e a construção de poços artesianos na zona rural de Parauapebas.

Hospital de campanha
A reativação do hospital de campanha foi solicitada por meio da Indicação n° 124/2021. Na matéria, Miquinha afirma ter consciência de que o sistema de saúde de todo o país está sobrecarregado devido à pandemia da covid-19 e tanto os profissionais de saúde quanto a gestão estão trabalhando no limite de suas forças, mas ressalta que não pode se permitir que a população já tão sofrida com outras mazelas morra por falta de leito hospitalar.

Se já foi possível erguer este hospital em um período em que o número de doentes era bem menor, também é possível reerguê-lo em um período de calamidade pública. Atualmente, o Hospital Municipal de Parauapebas conta com apenas 40 leitos para atender aos pacientes de covid-19, sendo 25 leitos clínicos e 15 de leitos UTI”, informou.

Na justificativa da proposição, o vereador relata ainda que Parauapebas já chegou à triste realidade de ter 100% dos seus leitos de Unidade de Tratamento Intensivo ocupados, e isso significa dizer que se hoje um cidadão do município precisar de um leito de UTI, ele não vai ter, e consequentemente poderá ir a óbito.

Isso mesmo: ele poderá morrer por falta de oxigênio, morrer porque a gestão pública não conseguiu garantir a esse cidadão o direito básico à saúde”, alertou Miquinha.

Poços artesianos
Já a perfuração de poços artesianos na zona rural, Miquinha pediu por meio da Indicação n° 123/2021. O vereador informou que fez um levantamento e constatou a necessidade de poços nas seguintes localidades: Loteamento Água Dourada, 3° Vicinal Palmares Sul (2 poços), 5° Vicinal Sul (2 poços), Ilha do Gelado, Complexo Esportivo da Palmares Sul e Posto de Saúde da Palmares Sul.

A água potável é um recurso vital para toda a população, mas para os agricultores a demanda ainda é maior, uma vez que eles precisam da água para a criação de animais e irrigação das plantações. No Brasil, 72% da água consumida é utilizada para agricultura, portanto, a falta desse recurso pode ser muito prejudicial para o homem do campo”.

Encaminhamento
As duas proposições de Miquinha foram aprovadas por unanimidade e ambas serão enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen. A Indicação n° 124/2021 será encaminhada também para o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras. E a Indicação n° 123/2021 será remetida para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Musa Nabih.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges / AscomLeg 2021

Deo Martins