Vereador Braz cobra construção de feira no Bairro dos Minérios e tratamento de esgoto na Vila Sanção

Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas pela segunda vez, o vereador Ivanaldo Braz (PDT) não tem se dedicado apenas às atividades administrativas do Legislativo, prerrogativa do cargo de presidente da Casa.

Mesmo com toda responsabilidade inerente ao cargo de gestão da Câmara, o parlamentar tem visitado a comunidade e acompanhado de perto as ações do Executivo e as necessidades da população.

Em sua rotina de trabalho, o legislador percebeu a necessidade da construção de uma feira coberta no Bairro dos Minérios, com abrangência dos bairros Vila Nova e Cidade Jardim.

O pedido para construção da feira foi feito na sessão ordinária desta terça-feira (16), por meio da Indicação nº 104/2021. A construção foi requerida ao Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Braz contou que atualmente existe uma feira no Bairro Cidade Jardim, porém instalada de forma improvisada, precária e não oferece infraestrutura adequada para a comercialização de alimentos.

É necessário melhorar a estrutura física, como banheiros sanitários, lixeiras que atendam à demanda de todos os feirantes, cobertura adequada, pias para higienização das mãos e dos alimentos e organização das bancas, já que a falta de alguns destes fatores pode ocasionar alterações na qualidade dos alimentos, colocando em risco a saúde dos consumidores”, explicou Ivanaldo Braz.

O parlamentar ainda destacou que a construção da feira dará oportunidade de trabalho para os moradores dos três bairros e também fará com que as pessoas que ali residam não tenham que ir tão longe para fazer suas compras de gêneros alimentícios.

Tratamento sanitário para a Vila Sanção

Na ocasião, o vereador ainda pediu ao Poder Executivo que interligue a rede de esgoto da Vila Sanção com a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) já existente na localidade.

Na Indicação nº 115/2021, o vereador Ivanaldo Braz ressaltou que a Vila Sanção possui uma rede de esgoto, porém não está interligada à ETE. Sendo fundamental que a rede de esgoto condutora dos dejetos humanos e resíduos líquidos seja ligada à estação, para que o efluente seja tratado adequadamente e devolvido ao meio ambiente, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Braz alegou que interligar a rede de esgoto a uma estação de tratamento trará mais saúde e qualidade de vida aos moradores da Vila Sanção, prevenindo doenças como dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais. Além disso, a falta de tratamento adequado polui o meio ambiente, já que os dejetos são descartados na natureza, poluindo rios, os habitats naturais e ocasionando desequilíbrio aos ecossistemas.

Votação

Assim que o vereador Ivanaldo Braz apresentou as indicações, o plenário debateu a importância da implementação destes pedidos. Ao concluírem pela relevância das proposições e dos benefícios que serão atinentes à comunidade, os vereadores aprovaram em unanimidade os pedidos. Com a aprovação, as indicações serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar a viabilidade financeira para execução dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg 2021)

Deo Martins