Praça dos Metais receberá nome de jovem patinador vítima de atropelamento

Praça da Juventude Wellison Farias Azevedo é o nome dado à Praça dos Metais, localizada na Rua 14, no Bairro Cidade Nova, por meio do Projeto de Lei n° 98/2019, de autoria do vereador Luiz Castilho (Pros), aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas na última terça-feira (2).

Na justificativa do projeto, Castilho informa que Welisson Azevedo tinha apenas 16 anos de idade quando teve sua vida tragicamente interrompida por um atropelamento nas imediações da Praça dos Metais, no dia 7 de dezembro de 2018. Ele andava de patins com um grupo de amigos, quando foi atingido por um veículo, que fez uma ultrapassagem em alta velocidade na faixa de pedestres.

Para o vereador, dar o nome do jovem à Praça dos Metais é uma maneira de homenageá-lo e à família, mas também de reconhecer os anseios e sonhos da juventude de Parauapebas.

É uma maneira de manter avivado na memória dos jovens parauapebenses, especialmente daqueles que passam dias de sol e chuva ocupando as ruas do centro da cidade em busca de espaço público para se divertir, como foi o caso de Welisson, de modo que agindo assim certamente iremos evitar que fatos lamentáveis como este se repitam em nossa cidade”, argumentou o autor.

Na apreciação do projeto, Castilho falou sobre o receio que muitas pessoas têm de que as referências sobre a Praça dos Metais se percam ou sejam alteradas na história do município. No entendimento do parlamentar, isso não vai ocorrer. Para embasar sua opinião, ele citou diversos exemplos de espaços públicos que têm nomes de diversas personalidades, mas são conhecidas por apelidos.

Castilho citou como exemplos o Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, em Belém (PA), popularmente conhecido como Mangueirão; o Estádio Jornalista Mário Filho, do Rio de Janeiro (RJ), mais conhecido como Maracanã; o Estádio Adelmar da Costa Carvalho, em Recife (PE), chamado Ilha do Retiro; e o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, de São Paulo (SP), conhecido como Pacaembu.

Encaminhamento

O Projeto de Lei n° 98/2019 será enviado para sanção do prefeito Darci Lermen. Caso seja sancionado, a Praça dos Metais, que passa por reforma, será reinaugurada com o nome oficial de Praça da Juventude Wellison Farias Azevedo.

Desarquivamento de projeto

Na mesma sessão, Luiz Castilho apresentou também o Requerimento nº 1/2021, no qual solicita o desarquivamento de uma proposição da legislatura passada, a exemplo do Projeto de Lei nº 98/2019.

Trata-se do Substitutivo n° 1/2020, originário do Projeto de Lei n° 37/2020, que torna obrigatórias a coleta e a destinação final, pelos revendedores de bebidas, de embalagens de vidro não retornáveis.

O pedido foi aprovado pelos demais parlamentares e o Requerimento nº 1/2021 será encaminhado para que a Mesa Diretora desarquive o referido projeto e siga com a tramitação e posterior envio para votação em plenário.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Leunas Costa / AscomLeg 2021

Deo Martins