Israel Miquinha solicita à prefeitura intervenção na infraestrutura do município

Na sessão ordinária de terça-feira (27), o vereador Israel Miquinha (PT) solicitou ao Poder Executivo a construção de uma escadaria ligando a Rua Renato Russo, no Morro do Macaco, à Rua Marcos Freire, no Bairro Chácara do Sol (Indicação nº 276/2021); e a construção de calçadas e meio-fio nas principais ruas e avenidas de Palmares Sul e Palmares II, drenagem e pavimentação de ruas e a reforma e revitalização da rotatória da Palmares Sul (Indicação nº 277/2021).

O vereador, que acompanha de perto o andamento das obras de infraestrutura do município, aproveitou os debates parlamentares para pedir que sejam incluídas as referidas construções no planejamento de obras da prefeitura.

Escadaria

O pedido de construção da escadaria foi realizado devido às atuais condições de acesso das ruas, que o parlamentar definiu como, no mínimo, assustadoras.

Miquinha ainda revelou que a população que lá reside, há mais de 20 anos, só consegue sair de suas casas usando uma escada improvisada construída pelos próprios moradores. Ele também destacou que vários acidentes já aconteceram com os moradores pela locomoção em um acesso muito precário, escuro à noite, cheio de mato, lama e animais peçonhentos.

O local é o único caminho que eles têm para ir e vir do trabalho, comprar mantimentos ou procurar atendimento médico. Sem contar que as crianças da comunidade também sofrem bastante com a falta de infraestrutura do local, já que o acesso improvisado é o único que elas possuem para poderem ir à escola, então o risco de quedas ou picada de cobra é diário”, contou Israel Miquinha.

Indignado com esta realidade, o legislador explicou que não se pode permitir que essa comunidade, já tão carente de serviços públicos, sofra ainda mais em suas lutas diárias. Sendo, portanto, necessário que se construa o quanto antes uma escada de acesso com estrutura digna, com corrimão, iluminação e calçadas nas laterais.

Pavimentação

Na indicação em que solicita ao Poder Executivo a construção de calçadas e meio-fio nas principais ruas e avenidas de Palmares Sul e Palmares II, e ainda a drenagem e pavimentação de ruas e a reforma e revitalização da rotatória da Palmares Sul, Miquinha ressaltou que estas são algumas das principais reivindicações das duas comunidades.

O vereador assegurou que essas drenagens facilitarão o escoamento das águas pluviais, que durante o período chuvoso alagam ruas e avenidas. “Bairros bem cuidados demonstram uma preocupação do poder público com o bem-estar da população e valoriza ainda mais a garra de um povo sofrido, que luta diariamente para ganhar o seu pão”, afirmou o legislador.

Miquinha explicou que, além da drenagem, a população precisa de calçadas, meio-fio e pavimentação asfáltica nas principais ruas e avenidas dos bairros. Outra demanda da comunidade, conforme contou o vereador, é a reforma da rotatória, localizada na entrada do bairro Palmares Sul.

A rotatória precisa ser refeita, já que é muito grande, o que impede o tráfego de caminhões e carretas que não conseguem fazer o retorno sem passar por cima do canteiro. A redução da rotatória facilitará o tráfego desses veículos”, explicou o parlamentar.

Para Miquinha, no local são necessárias ainda a revitalização dos canteiros e a instalação de redutores de velocidade nas proximidades da rotatória, o que garantirá mais segurança aos condutores de veículos que passam pelo local e à população que se desloca entre o Assentamento Juarez e Palmares Sul.

Votação

Para zelar pelo bem-estar da população e garantir condições mínimas de locomoção, os vereadores aprovaram as indicações. Com a aprovação, as proposições serão enviadas ao Poder Executivo municipal, que deverá realizar estudo de viabilidade orçamentária para execução dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (AscomLeg)

Deo Martins