Deputado Chamonzinho recebe maior comenda do Judiciário do Pará

 Deputado Chamonzinho recebe maior comenda do Judiciário do Pará

O deputado estadual Wenderson Azevedo Chamon, o Chamonzinho (MDB), foi um dos grandes homenageados pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário, maior comenda da Justiça do Estado. A solenidade de outorga aconteceu nesta manhã de quinta-feira (21) na sede daquela Corte, em Belém.
A cerimônia foi transmitida via redes sociais da instituição, em respeito às medidas de distanciamento social, conduzida pelo presidente da Corte de Justiça paraense, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, direto do Plenário Des. Oswaldo Pojucan Tavares.
As medalhas agraciaram magistrados, militares, autoridades públicas, personalidades, servidores e professores que se tornaram referência para o Poder Judiciário.
Instituída pela Resolução nº 008/2005, de 1º de junho de 2005, a insígnia é outorgada por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense em quatro graus que compõem a Ordem: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Na escolha dos homenageados, de acordo com a Resolução nº 008/2005, são considerados “os inestimáveis serviços prestados ao povo e ao Estado do Pará por aqueles que, numa labuta profissional incessante na busca do desenvolvimento neste Estado, de forma desprendida de qualquer interesse pessoal, competência técnica e postura ética, enobrecem e servem de exemplo a todos“.
Todos os homenageados tiveram seus nomes aprovados à unanimidade pelos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense.
GRAUS
A Grã-Cruz é outorgada a presidente e ex-presidente da República, chefes de Estados estrangeiros, vice-presidente da República, presidente do Senado Federal, presidente da Câmara dos Deputados, presidentes e membros dos Tribunais Superiores, ministros de Estado, governadores dos Estados da União, presidentes de Assembleias Legislativas, almirantes de Esquadra, generais de Exército e tenentes-brigadeiros do Ar;A Comendador é outorgada a deputados estaduais, secretários executivos de Estado, presidente de Câmaras de Vereadores de capitais, professores universitários, membros dos Tribunais de Contas e dos Tribunais Regionais Federal, Trabalho e Eleitoral, procuradores de Justiça, entre outros.
Por tamanha honraria, a mais alta do Judiciário paraense, agradeço, sensibilizado, ao douto desembargador presidente e a todos(as) os(as) demais desembargadores(as) que compõem o TJE, mantendo-me firme no compromisso de disponibilizar o meu mandato em prol do fortalecimento de ações e medidas que visem à universalização do acesso à Justiça aos mais humildes e vulneráveis”, disse o deputado Chamonzinho ao agradecer ao Tribunal.

Deo Martins