Vereadora Eliene negocia ampliação de cursos e turmas no ensino superior

O foco da vereadora Eliene Soares (MDB) na sessão ordinária desta terça-feira (2) foi a educação superior. A vereadora sempre acreditou no potencial do município para se transformar em um polo universitário. Por isso, desde seu primeiro mandato ela tem buscado alternativas para ampliar a oferta de cursos e vagas para a comunidade de Parauapebas.

Desta vez, a legisladora pediu, por meio da Indicação nº 67/2021, que o Poder Executivo crie uma comissão intersetorial para dialogar e firmar parceria com a Universidade Federal Rural (Ufra), visando a ampliação da oferta de cursos de graduação no campus do município.

A intenção da vereadora é que cursos de formação profissional em enfermagem, odontologia, biomedicina e farmácia sejam ofertados de forma gratuita em Parauapebas.

Eliene Soares revelou que a Ufra já tem um pedido do curso de enfermagem tramitando no Ministério da Educação (MEC) desde 2019 e que ficou prejudicado por causa da pandemia da covid-19. Para que as ofertas de outros cursos também sejam viáveis, ela quer que a prefeitura invista recursos no setor, já que o campus local precisa construir blocos de sala para receber os novos cursos e novas turmas, e a sede, em Belém, diz não ter condições de arcar.

Para viabilizar a implantação dos cursos na cidade, a vereadora pediu ao Executivo que componha uma comissão intersetorial, formada por representantes das secretarias de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), juntamente com a Coordenadoria de Projetos e Convênios, e dialogue com a Ufra sobre as demandas e contrapartidas que a instituição possa oferecer ao município em termos de implantação dos novos cursos, caso venha receber recursos dos cofres de Parauapebas.

Ampliação de cursos

Em seguida, Eliene Soares propôs, na Indicação nº 68/2021, que a prefeitura crie um grupo de trabalho técnico para analisar e debater uma parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), para que os cursos de graduação ofertados pela instituição sejam ampliados.

A expectativa é que o convênio com o governo municipal viabilize os cursos de engenharia mecatrônica, ciências naturais e matemática, além de várias especializações.

Com esses novos cursos em Parauapebas, vamos dar início ao sonho de fazer do nosso município um polo universitário. Com a parceria, o governo municipal garante a ampliação da infraestrutura e o IFPA se compromete em trazer os cursos que já estão pré-definidos para cá no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, revelou Eliene Soares.

Por fim, a parlamentar destacou que em Brasília a deputada federal Elcione Barbalho já se colocou à disposição do município para lutar em prol do fortalecimento do ensino superior nas instituições federais em Parauapebas. “Ela está empenhada no que puder para garantir cursos universitários aos parauapebenses, mas nós também temos de fazer a nossa parte como município rico que somos. Se podemos fazer, se temos recursos financeiros para promover qualidade de vida, que usemos em prol do nosso povo”, finalizou.

Procuradoria da Mulher

Na ocasião, Eliene Soares ainda solicitou à Mesa Diretora da Câmara que instale a Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo municipal. No Requerimento nº 03/2021, a vereadora explicou que Parauapebas tem cerca de 110 mil mulheres, segundo dados do IBGE. Entretanto, elas são minoria no mercado de trabalho, já que a cada três homens que estão empregados há apenas uma mulher formalmente empregada, conforme dados do Ministério da Economia apresentados ao plenário pela legisladora.

A vereadora também ressaltou que, se não bastasse a dificuldade de engajamento no mercado de trabalho local, em muitos casos, as mulheres ainda enfrentam a violência doméstica. “Infelizmente, ainda existem preconceitos e violências no cotidiano feminino e são inúmeras as adversidades a serem superadas no tocante à oferta de políticas públicas voltadas à mulher. Para fomentar a oferta de serviços para as mulheres, os dispositivos legais devem ser constantemente analisados e aperfeiçoados, e esta Casa legislativa é canal importante entre o poder público e a sociedade, para que tal finalidade seja alcançada”, explicou a vereadora.

Assim, faz-se imprescindível o apoio da Câmara de Parauapebas para a criação e implementação de políticas voltadas às mulheres, bem como promover debates, palestras, seminários e audiências públicas, com o objetivo de proporcionar informação, formação e intercâmbio entre as mulheres e a política.

Votação

Após os pedidos serem apresentados ao plenário, os vereadores debateram e votaram as indicações e o requerimento da vereadora Eliene. As proposições foram aprovadas em unanimidade pelo parlamento e serão enviadas à prefeitura e aos integrantes da Mesa Diretora da Câmara para análise e implementação dos pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Leunas Costa (AscomLeg 2021)

Deo Martins