Vereadores indicam obras e ações nas áreas da economia, educação, esporte, saúde e saneamento básico

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (3), os vereadores Zacarias Marques (PP), Eliene Soares (MDB), Elias da Construforte (PSB), Josivaldo da Farmácia (PP) e Rafael Ribeiro (MDB) apresentaram proposições com pedidos de obras e ações em setores importantes do município.

Emprego e renda

Por meio da Indicação nº 168/2022, Zacarias Marques solicitou a realização de estudo para analisar a viabilidade de criação de um programa de geração de empregos para a comunidade de imigrantes que reside em Parauapebas.

O que se pretende com esta iniciativa é que estas pessoas, que se encontram em flagrante situação de vulnerabilidade, tenham emprego e possam sustentar a si e a seus familiares. É imprescindível que se oferte a estas populações oportunidade de reconstruir sua vida com dignidade e independência financeira. Outrossim, é incontestável o impacto positivo que a iniciativa ora proposta causará para a economia do município”, justificou.

Transporte escolar

Já a vereadora Eliene Soares pediu na Indicação nº 169/2022 que seja instituída uma comissão para acompanhar as rotas do transporte escolar.

Com a comissão em ação, será possível fiscalizar mais detidamente a regularidade, a eficiência, o desempenho e até mesmo os custos do transporte escolar, adequando-o ao perfil dos educandos, de modo que todos sejam atendidos e minimizadas as reclamações de que o serviço é alvo”, explicou a vereadora.

Quadra de tênis

Eliene apresentou ainda a Indicação nº 170/2022, na qual sugeriu a construção de uma quadra de tênis para incentivo à prática dessa modalidade de esporte no município.

A questão é que esse esporte, que já encontra centenas de praticantes amadores em Parauapebas, padece da falta de espaço apropriado, público, para ser praticado. Em quadras dos bairros Alvorá e Cidade Nova já vemos espaços improvisados para praticá-lo. Então, por que não construir um local para os jogadores do município?”, questionou.

Centro cirúrgico ambulatorial

Posteriormente, Elias da Construforte propôs na Indicação nº 171/2022 a implementação de um centro cirúrgico ambulatorial para a realização de cirurgias de pequeno porte, tais como retiradas de verrugas, cistos sebáceos, unhas, lipomas, dentre outros.

A procura por esse tipo de atendimento em nosso município é grande, mas, infelizmente, a população ainda não tem acesso a esses procedimentos de forma gratuita, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde não promove tais cirurgias, ficando os pacientes obrigados a recorrerem ao sistema privado em busca de solução que na maioria das vezes tem um custo elevado”, argumentou.

Mais cursos na Ufra

Na sequência, Josivaldo da Farmácia sugeriu na Indicação nº 173/2022 que o município firme parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), para ofertar os cursos de farmácia e odontologia no em Parauapebas.

A vinda destes cursos para o município via Ufra será benéfica para a população em geral, pois a oferta de mão de obra profissional ampliará e tornará tais especialidades profissionais mais acessíveis para os filhos e filhas de Parauapebas entrarem no mercado de trabalho”, enfatizou.

Quadra poliesportiva

Josivaldo apresentou também a Indicação nº 174/2022, na qual solicitou a realização de um estudo para verificar a viabilidade para construção de uma quadra poliesportiva e academia de ginástica ao ar livre no Bairro Novo Brasil.

Estes espaços proporcionam a integração da comunidade e das crianças, assim como auxiliam na inclusão social e na busca por mais saúde, ajudando no combate à obesidade e contribuindo com a melhora da saúde mental. Servem, também, como uma forma de prevenção às drogas, haja vista a construção de um espaço para desenvolvimento de práticas esportivas que entretêm os jovens e evita que estes fiquem nas ruas”, relatou.

Rede de esgoto

Por fim, o vereador Rafael Ribeiro pediu na Indicação nº 182/2022 a construção de rede de esgoto em toda a extensão do Bairro da Paz.

Por diversas vezes recebi moradores da localidade e ouvi vários relatos do drama sofrido pelos mesmos, principalmente em tempos chuvosos, pois aumenta o volume de água escoando até os bueiros, que muitas vezes estão entupidos, ocasionando ruas alagadas com água do esgoto, causando odor e incômodo nas portas das residências e do comércio, problemas estes que certamente com uma rede de esgoto serão amenizados e até mesmo erradicados naquela comunidade”, descreveu.

Encaminhamento

As sete indicações foram aprovadas por unanimidade e enviadas para o Poder Executivo Municipal, para que a viabilidade dos pedidos seja analisada pelo prefeito Darci Lermen e pelos secretários municipais das áreas demandadas.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Felipe Borges (Ascomleg 2022)

Deo Martins