Vereadores apresentam pedidos de melhorias pontuais na infraestrutura do município

O vereador Francisco Eloecio (Republicanos) requisitou a iluminação e sinalização vertical e horizontal na ponte do Bairro Novo Brasil (Indicação n° 87/2022) e a reforma da pista de bicicross do Ginásio Islander Souza (Indicação n° 88/2022).

Francisco Eloecio explicou que a ponte de concreto do referido bairro fica localizada na Rua Buriti, próximo das escolas Deyse Lorrena e Adventista, e que neste espaço há grande fluxo por interligar pontos importantes daquela comunidade. O vereador revelou ainda que no período da noite a área fica bem escura, o que gera insegurança para a comunidade, e que as vias públicas bem iluminadas e sinalizadas vão oferecer maior segurança aos cidadãos.

No pedido de reforma da pista bicicross, o vereador explicou que a pista de esportes radicais encontra-se em condições ruins, o que dificulta a prática do referido esporte e a utilização do espaço público, como coloca em risco a vida dos atletas, uma vez que é um esporte de grande intensidade.

Por isso, é fundamental que o município proporcione a substituição da pavimentação asfáltica, a atualização das rampas, a iluminação e a sinalização.

Em seguida, a vereadora Raianny Rodrigues (Pros) pediu à prefeitura que construísse o “Hospital da Mulher” em Parauapebas.

Na Indicação nº 89/2022, a legisladora destacou que o município necessita de um centro de referência da mulher, de modo que a construção de um Hospital da Mulher vai integrar os serviços de saúde, social e de informação ofertados às mulheres, facilitando ainda mais o acesso a esses serviços.

A humanização e a qualidade da atenção implicam na promoção, reconhecimento e respeito aos direitos das mulheres, na busca pela saúde integral e bem estar. Assim, o Hospital da Mulher irá reforçar o sistema público de saúde do município, também sendo referência ao atendimento de mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, desafogando o Hospital Geral e dando mais qualidade no atendimento e resultados mais rápidos”, ressaltou Raianny Rodrigues.

Já os vereadores Leandro do Chiquito (Pros) e Israel Miquinha (PT) apresentaram, em conjunto, a Indicação nº 91/2022, pedindo ao Poder Executivo a realização de obras emergenciais de infraestrutura na Vila Alto Bonito, zona rural do município.

Os parlamentares requisitaram obras de pavimentação asfáltica, construção de praça, reforma do posto de saúde e do campo de futebol, recuperação das estradas que dão acesso à vila e envio de equipe médica regular.

Para eles, priorizar a infraestrutura é também priorizar o povo, que diariamente luta para sobreviver em uma sociedade cada dia mais desigual. Os legisladores alegaram também que a comunidade de Alto Bonito sofre, há anos, com falta de estrada e de asfalto.

Disseram ainda que os moradores daquela localidade não possuem local mínimo de lazer, como praça, e nem posto de saúde com estrutura, equipamentos e uma equipe básica de saúde com técnico de enfermagem, enfermeiro e médico que possa garantir atendimento básico aos moradores da vila.

Segundo ainda Leandro e Miquinha, os investimentos na vila só serão completos se contemplarem pavimentação de qualidade com drenagem, meio-fio, boca de lobo e recuperação das vias que dão acesso ao local para melhor escoamento da produção agrícola.

Por fim, o vereador Leandro do Chiquito apresentou duas indicações (n° 92 e 93/2022), pedindo ao Executivo Municipal que forneça transporte público escolar aos estudantes do ensino médio da Vila Carimã e a construção de um palco permanente modelo concha para realização de eventos na praça de Palmares II.

Leandro do Chiquito contou que atualmente os estudantes da Vila Carimã não contam com escola de ensino médio e precisam se deslocar até a escola mais próxima, que fica localizada em Palmares Sul, num trajeto de cerca de 40 quilômetros, com estrada asfaltada, com tempo médio para deslocamento de 30 a 40 minutos. Ocorre que a maioria dos alunos da referida região não possui transporte próprio para fazer o trajeto. Além disso, não há transporte escolar que atenda à comunidade, o que tem causado dificuldades aos estudantes.

Acerca do palco para Palmares II, o legislador revelou que todos os eventos realizados na praça da comunidade são feitos em palcos improvisados, carrocerias de caminhões, caminhonetes, trios elétricos e, nos últimos anos, em palcos alugados pela prefeitura. Isso demonstra a clara necessidade da construção do palco no modelo concha, obra também pleiteada pela Associação de Moradores, Moradoras e Desenvolvimento do Campo, da Agricultura em Palmares II (Asmodap), que recorreu ao parlamentar na luta pelo palco.

Após serem lidas ao plenário, as indicações foram aprovadas em unanimidade pelos parlamentares. Com a aprovação, todas serão encaminhadas ao Poder Executivo, que deverá analisar detalhadamente os pedidos. Caso haja disponibilidade orçamentária, os pleitos serão implementados.

Texto: Josiane Quintino/ Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Silva (AscomLeg 2022)

Deo Martins