Vereador Miquinha solicita a disponibilização de médicos pediatras 24h nas emergências do município

 Vereador Miquinha solicita a disponibilização de médicos pediatras 24h nas emergências do município

O vereador Israel Pereira, o Miquinha, solicitou ao Governo Municipal que disponibilize um médico pediatra para atendimento no Pronto Socorro Municipal e um médico pediatra para atendimento na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do município 24h. O pedido feito na sessão Legislativa desta terça-feira, 03, visa garantir mais dignidade e saúde a crianças e jovens.

Atualmente tem se observado um aumento excessivo na utilização dos serviços de urgência e emergência pediátrica. Então ter um profissional capacitado para atender esse público específico nas Unidades de Pronto Atendimento é fundamental para a saúde da criança”, disse Miquinha. O parlamentar ressaltou que só quem é pai, mãe ou responsável por uma criança ou adolescente sabe o quanto é importante em um momento de urgência poder contar com o apoio de um profissional qualificado.

Urgência e emergência

A emergência é caracterizada pela constatação médica do agravo em saúde com risco iminente de vida, já a urgência seria à necessidade de assistência médica imediata pela ocorrência imprevista do agravo em saúde. A urgência se não for tratada de forma eficaz e imediata pode evoluir para uma emergência e consequentemente para óbito. Por isso, a rede de Atenção às Urgências e Emergências foi instituída no Brasil para integração, a expansão e a qualificação do acesso à saúde da população de forma humanizada.

Contudo, os atendimentos de emergências e urgências não se limitam apenas aos jovens, adultos e idosos. Um grupo que frequentemente utiliza as unidades de pronto atendimento são as crianças e adolescentes, que apresentam peculiaridades próprias devido ao seu processo de crescimento e desenvolvimento. Desta forma, existe a necessidade de um profissional especializado para seu atendimento, e o médico pediatra deve ser o responsável pelo atendimento clínico da criança e do adolescente.

Leis específicas

O Estatuto da Criança e do Adolescente aprovado pela Lei N° 8.069, de 13/07/90, é quem define um conjunto de normativos jurídico brasileiro e tem como finalidade a proteção integral da criança e do adolescente. Sendo que o Ministério da Saúde oficializou o Programa de Saúde do Adolescente em cumprimento à Constituição Brasileira de 1988. O objetivo do programa é assegurar aos jovens e crianças a atenção integral à sua saúde.

Para Miquinha, é de extrema importância que tenham profissionais qualificados para atender o público infantil. “Essas crianças e jovens serão os responsáveis pelo futuro de nossa cidade. Então é preciso garantir seu pleno desenvolvimento e saúde”.

Texto: Rosiere Morais Foto Déo Martins

Deo Martins