Vereador Léo Márcio sugere a implantação de cozinhas comunitárias

A primeira proposição do ano foi apresentada pelo vereador Léo Márcio na sessão ordinária desta quinta-feira (23). Por meio da Indicação nº 01/2023, o legislador pediu ao Poder Executivo Municipal que implemente cozinhas comunitárias no município.

Conforme explicou o vereador Léo Márcio, o pedido possui extrema relevância social, pois tem o intuito de garantir o acesso a uma refeição saudável e adequada para os grupos sociais vulneráveis, tais como os trabalhadores de baixa renda, idosos e desempregados, bem como populações desassistidas que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Minha intenção é que sejam instaladas cozinhas comunitárias para propiciar alimentação gratuita para a sociedade carente, bem como fornecer equipamentos para, quem quiser, preparar a própria refeição”, contou o vereador Léo Márcio.

No Brasil, existem cerca de trezentas cozinhas comunitárias que fornecem refeições para pessoas cadastradas nas unidades da rede de assistência social e, diferentemente do Restaurante Popular, não é cobrado o valor da refeição, já que as cozinhas comunitárias atendem somente o público carente e hipossuficiente previamente cadastrado na rede socioassistencial.

Diante do interesse social do pedido, os demais vereadores aprovaram a proposição apresentada ao plenário pelo vereador Léo Márcio. Com o parecer favorável da Casa Legislativa, o pedido será enviado ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver disponibilidade orçamentária, implementá-lo.

Texto: Josiane Quintino / Foto: Elienai Araújo (AscomLeg 2023)

Deo Martins