Vereador Joel sugere benefícios ao Bairro Vila Nova e doação de terreno a entidade de catadores de materiais recicláveis

O vereador Joel Pedro Alves (PDT), conhecido por “Joel do Sindicato”, solicitou do governo municipal na sessão de terça-feira (29) adoção de medidas que beneficiem a comunidade do Bairro Vila Nova (Indicação nº 83/2022) e doação de terreno em Parauapebas para instalação de filial da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canaã dos Carajás-Coolettar (Indicação nº 84/2022).

Bairro Vila Nova

Os benefícios solicitados pelo vereador ao Bairro Vila Nova são os seguintes: construção de creches e escolas; ampliação do alcance da rota escolar; instalação de posto de saúde e da Guarda Municipal e/ou Polícia Militar; revitalização/reforma das quadras de esporte; reativação do centro comunitário do bairro; e recuperação asfáltica das ruas e avenidas.

De acordo com Joel do Sindicato, o pleito foi feito por moradores do bairro, que clamam por serviços públicos indispensáveis ao exercício pleno de direitos fundamentais da referida população.

Os moradores daquele bairro se veem na situação de terem de se deslocar a longas distâncias para ter acesso à educação de seus filhos, pois a quantidade de escolas nos bairros mais próximos não é suficiente para garantir tal acesso”, detalha o parlamentar, reclamando também da falta de transporte público regular de passageiros, ruas esburacadas, saúde pública precária e segurança.

Terreno para catadores

Para este pleito, o parlamentar defende que a Coolettar vem desenvolvendo atividades de reciclagem e de coleta seletiva há quase uma década no município vizinho de Canaã dos Carajás.

Sabemos que o lixo, caso não receba o tratamento adequado, pode desencadear uma série de problemas às cidades. Como o município de Parauapebas ainda se encontra muito atrasado na implantação de estratégias que corroborem para a formação de um programa de reciclagem compatível à sua real estrutura, proponho a instalação da filial da Coolettar em nossa cidade”, solicita Joel do Sindicato.

Conforme informou o legislador, a proposição mostra-se alinhada aos interesses do município de Parauapebas aos objetivos do Programa Municipal de Investimento (PMI), em virtude do considerável crescimento econômico, populacional e, consequentemente, da ampliação da zona urbana, que exige cuidados e atenção no que diz respeito à produção diária de lixo.

As duas indicações foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas para serem analisadas pelo Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022

Deo Martins