Vale abre 300 vagas para o Programa Jovem Aprendiz 2026 no Pará

 Vale abre 300 vagas para o Programa Jovem Aprendiz 2026 no Pará

A Vale abriu até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2026, com cerca de 640 vagas distribuídas entre os estados onde a empresa atua no Brasil. No Pará, são oferecidas 310 vagas para atuar em Canaã dos Carajás, Curionópolis e Parauapebas. A iniciativa integra a estratégia da empresa de ampliar a representatividade de jovens talentos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde está presente. Inscrições em www.vale.com/jovemaprendiz

O programa oferece trilha de aprendizagem com até 2 anos de duração, unindo teoria e prática por meio de parceria com o SENAI, com cursos nas áreas de eletromecânica, mecânica, mineração, tecnologia, logística, segurança do trabalho, soldagem, desenvolvimento de sistemas, entre outros.

Remuneração e benefícios competitivos

Os jovens aprendizes contarão com remuneração de R$1 mil (jornada diária de 4 horas) a R$1.380 (jornada diária de 6 horas), além de benefícios como assistência médica, seguro de vida, vale-refeição ou refeitório na unidade, vale-transporte ou transporte local, incentivo à atividade física e acesso ao Programa Apoiar, que oferece suporte jurídico, financeiro e psicológico.

As oportunidades contemplam dois perfis: Aprendizagem com prática na empresa (jovens de 18 a 21 anos e 11 meses, com ensino médio completo) e Aprendizagem com prática em ambiente simulado Senai (jovens de 14 a 17 anos e 11 meses, ensino médio em andamento ou completo). Não há limite de idade para candidatos PcD, reforçando o compromisso da Vale com diversidade, equidade e inclusão.

Por meio do Programa Jovem Aprendiz, queremos formar novos profissionais para a Vale e para indústria da mineração, ampliando o desenvolvimento das pessoas e das regiões onde atuamos. Isso anda de mãos dadas com nossos pilares de Diversidade, Equidade e Inclusão“, destacou Vanessa Mendes, gerente geral de RH Corredor Norte da Vale.

Processo seletivo 100% online

As etapas incluem provas online, dinâmica de grupo, painel com lideranças, avaliação psicológica e exames médicos, com acompanhamento completo pela plataforma de inscrição. O processo foi desenhado para garantir acessibilidade, comodidade e experiência positiva para os candidatos. As admissões devem acontecer a partir de junho.

O Programa Jovem Aprendiz foi uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho. Um divisor de águas na minha vida, na minha carreira. E quem não quer começar no mercado de trabalho na Vale? Era um sonho. A capacitação dada e o contato com os profissionais experientes nos prepararam para as atividades, para a prática. É um mundo novo, mas com orientação e apoio vou conquistar. É só o começo da minha carreira aqui”, celebrou Gustavo Ribeiro, 22 anos, que hoje atua como técnico de operação ferroviária, admitido em 2025 por meio do Jovem Aprendiz.

Gustavo Ribeiro, 22 anos, admitido em 2025 por meio do Jovem Aprendiz. Crédito: Gustavo Ribeiro

A iniciativa do Jovem Aprendiz integra o movimento da Vale de conectar jovens ao futuro da mineração, ampliando oportunidades de formação técnica, inclusão produtiva e protagonismo juvenil.

Tami Kondo – Relacionamento com a Imprensa
[email protected]
https://vale.com/imprensa

    Deo Martins