Vacinação contra Meningite C está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

 Vacinação contra Meningite C está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

A prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população em geral que se encontra disponível de forma temporária a vacina meningocócica C. A Meningite é uma inflamação, geralmente de causa infecciosa, das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas de meninges.

A doença pode afetar qualquer pessoa, porém é mais comum em bebês, crianças pequenas, adolescentes e adultos jovens. A meningite pode ser muito grave e evoluir a óbito se não for tratada rapidamente. No terceiro trimestre de 2022, foram notificados 652 casos suspeitos de meningite no Pará, e 42,94% foram confirmados.

As baixas coberturas vacinais tem contribuído para o aumento da doença. Diante deste cenário, a Coordenação Estadual de Imunização do Pará está disponibilizando a vacina meningocócica C conjugada para atualização da situação vacinal da população em geral (apartir dos 3 meses de idade), excepcionalmente até o dia 28 de fevereiro de 2023. Após esta data, a vacina voltará a ser aplicada exclusivamente conforme calendário vacinal.

Mas, atenção, pessoas com febre ou gestantes não devem se vacinar.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde do município, sendo que nas UBS Nova Carajás e VS10 o horário de atendimento vai das 7h às 13h e nas demais UBS o horário é de 7h às 11h e 13h às 16h.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Parauapebas

Deo Martins