Servidores públicos são sensibilizados sobre a prevenção ao suicídio

 Servidores públicos são sensibilizados sobre a prevenção ao suicídio

Ação foi realizada em alusão à campanha Setembro Amarelo

O acolhimento dos servidores que trabalham no Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas foi diferente na manhã desta terça-feira, 28. Eles foram sensibilizados sobre a prevenção ao suicídio, uma ação em alusão ao setembro amarelo, organizada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH).

O objetivo foi passar a mensagem de que as ações de prevenção devem ocorrer o ano inteiro. “Para essa programação a gente pensou em uma abordagem diferente, para sair da pegada de palestra e dá uma pegada de carinho, por isso trouxemos uma árvore simbólica que vai permanecer no hall da prefeitura com mensagens motivacionais escritas pelos servidores”, explicou Anny Pontes, psicóloga do programa Bem-Estar do Servidor Público.

Cássio Flausino, secretário de administração, e Elveni Dalferth, coordenadora de treinamento e recursos humanos, participaram da programação e reforçaram a importância dos serviços disponibilizados por meio do Programa Bem-Estar, que oferece, dentre alguns serviços aos servidores, o atendimento psicológico.

Os servidores que precisarem de atendimento psicossocial podem agendar no programa Bem-Estar do servidor, que conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos. Os contatos para agendamentos são: telefone 3346-7254 ou e-mail no endereço [email protected]

Dados sobre o suicídio

Durante a programação foram destacados alguns dados sobre suicídio e importância de se focar na prevenção, “hoje, no Brasil, são pelo menos 32 pessoas que cometem suicídio por dia no mundo, a cada 40 segundos alguém se suicida. Segundo a OMS, já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, ou seja, na idade mais produtiva, matando mais do que guerras urbanas, como chacinas e 90% dos casos podem ser evitados”, compartilhou Anny.

Texto: Karine Gomes – Fotos: José Piedade – Assessoria de Comunicação/PMP

Deo Martins